Projeto de lei quer criar na Serra o Dia do Jacaré
Escute essa reportagem
Com a maior população de jacaré-de-papo-amarelo no Estado, o município da Serra pode ganhar uma data para destacar a importância da preservação do animal.

Um projeto de lei para instituir o Dia Municipal do Jacaré-de-Papo-Amarelo deve ser votado na próxima segunda-feira (24) na Câmara de Vereadores da cidade. O texto é de autoria da vereadora Raphaela Moraes.
Segundo a parlamentar, o projeto ressalta que a espécie está ameaçada de extinção e ter uma data é uma forma de incentivar a preservação desses animais.
“A cidade da Serra é referência internacional na preservação dos jacarés-de-papo-amarelo. Nosso desejo é consolidar esse trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos. Além do projeto sugerir o 'Dia do Jacaré', queremos que o animal seja símbolo da nossa cidade”, destacou Raphaela Moraes.
O projeto seria votado nesta quarta-feira (19), mas foi adiado para a próxima semana. Se aprovado, a data para comemorar o Dia do Jacaré será na data de 15 de setembro.
De acordo com o coordenador do Projeto Caiman, Yhuri Cardoso Nóbrega, que atua no Estado na preservação dos jacarés, só em uma lagoa situada dentro de uma empresa existem cerca de 600 jacarés-de-papo-amarelo.
“Hoje na Serra há um empenho muito grande por parte da sociedade em preservar os jacarés, notamos isso ao longo dos anos. Quando algum animal aparece em algum lugar da cidade, somos acionados imediatamente para fazer o resgate de forma segura", ressaltou.

O projeto Caiman desenvolve ações há 18 anos na Serra. “Nós atuamos nas escolas com ações de conscientização da necessidade de preservação dos jacarés, uma vez que essa espécie é fundamental para a manutenção da Mata Atlântica'', ressaltou Yhuri.
Comentários