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Cidades

Projeto de duplicação da BR-262 inclui túnel e passarelas

As obras vão ser realizadas entre Viana e a divisa com Minas Gerais


Imagem ilustrativa da imagem Projeto de duplicação da BR-262 inclui túnel e passarelas
Trânsito fica complicado na BR-262, em Domingos Martins, quando há feriados e também aos finais de semana. Empresários apresentam propostas |  Foto: Beto Moraes/AT

Com investimento de R$ 22,2 milhões, a BR-262 vai ganhar obras de duplicação e restauração no trecho de 180,6 quilômetros entre Viana e a divisa com Minas Gerais, nos quilômetros 15,9 e 196,5, respectivamente.

Entre as soluções propostas na contratação para elaboração do Projeto Básico de Engenharia, além da duplicação de toda a extensão, destacam-se a implantação de intersecções em dois níveis, de vias elevadas e passarelas para travessia de pedestres.

Também está prevista a construção de um túnel rodoviário de 700 metros de extensão em Venda Nova do Imigrante para transposição de segmento de relevo extremamente acidentado, além da duplicação das 17 pontes ao longo do trecho.

Empresários do ES cobram soluções contra engarrafamentos

Romeu Scheibe Neto, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Espírito Santo (Dnit-ES), destaca que, a médio e longo prazo,  a duplicação  vai trazer  benefícios na redução dos custos operacionais e ambientais do transporte rodoviário, melhoria da mobilidade urbana e rural, geração de empregos diretos e indiretos e desenvolvimento socioeconômico regional, impulsionando o Estado.

Ele revelou que a  contratação da obra entre Viana e Venda Nova do Imigrante está prevista para o  segundo semestre do ano que vem, mas preferiu não citar  data para a conclusão, uma vez que  existem questões  burocráticas para o início, como licença de instalação.

Vinícius Villar, empresário do Restaurante Espigueiro/Glamping Pedra Azul,  lembra que entre as propostas estava a construção de uma nova rodovia ligando a região de Domingos Martins a Viana para desafogar o trânsito. 

A reportagem entrou em contato com o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER) e o órgão informou que está levantando as informações e irá repassá-las posteriormente.

Já no caso da BR-101, o governo federal autorizou uma nova licitação para a concessão da rodovia no Estado, estabelecendo um prazo de 90 dias para que um aditivo contratual seja feito para a administração da rodovia federal entre Mucuri, na Bahia, e a divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro.

A concessionária Eco101 anunciou em julho de 2022 que não iria mais administrar a rodovia.

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