Programa dá bolsas de estudo para futuros pesquisadores
As inscrições vão até a próxima segunda-feira (08)
Escute essa reportagem
O Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PIC Jr.) está com as inscrições abertas e vai selecionar 250 alunos para receberem bolsas enquanto desenvolvem pesquisas.
Podem concorrer alunos de escolas públicas do Estado que se enquadram no programa Estado Presente em Defesa da Vida. As inscrições foram prorrogadas e seguem abertas até a próxima segunda-feira.
O diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Celso Alberto Saibel Santos, explica como funciona o processo seletivo. O edital, válido para a bolsa a partir do próximo ano, terá a seleção de 50 projetos.

“Cada projeto terá 10 alunos e um tutor, que é o responsável. Eles ganham uma bolsa por 12 meses e os projetos têm duração de um ano”, destacou Celso.
“É uma oportunidade de começar a aplicar a metodologia científica desde cedo. Quanto antes tiver início e descobrirmos essas joias escondidas nesse universo de alunos, mais rapidamente elas vão ser lapidadas e se tornar joias super valiosas”.
A avaliação feita para a concessão das bolsas é baseada na viabilidade do projeto, no objetivo e no enquadramento com as atividades dos alunos.
Um dos projetos aprovados para este ano no último edital do PIC Jr. foi o da professora Jordana Neri com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ana Lopes Balestrero, de Cariacica.
Ela é tutora do projeto “Qual o papel das flores nas plantas? Estudo da biologia floral e síndromes de polinização, através de abordagens investigativas para o ensino da botânica”.
“O projeto é em parceria com o Laboratório de Ensino de Biologia da Ufes. É voltado para a alfabetização científica. Testar hipóteses, colher os resultados. É importante esse tipo de trabalho pois desenvolve o senso crítico, a observação e as habilidades cognitivas dos estudantes”, contou Jordana.
SAIBA MAIS
O Programa
O Programa de Iniciação Científica Júnior - Pesquisador do Futuro (PIC Jr.) é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
O programa recebe propostas de projetos que serão desenvolvidos por alunos e professores de escolas públicas localizadas no Estado, prioritariamente em bairros atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Os projetos devem estar sob a coordenação de pesquisadores de instituições de ensino ou pesquisa sediadas no Estado e em conformidade com os temas de interesse.
O PIC Júnior apoia os projetos coordenados por pesquisadores vinculados às instituições de ensino ou pesquisa, que contam com equipes de alunos dos ensinos fundamental e médio ou da educação profissional.
Inscrições
Os interessados têm até a próxima segunda-feira para inscrever projetos no PIC Jr. 2022.
O recurso total é de R$ 1,725 milhão para apoiar projetos que devem ser realizados no período de 10 meses, a partir de 2022.
Cerca de 50 projetos e 250 bolsistas de iniciação científica júnior serão contratados no programa, segundo estimativas da Gerência de Formação e Capacitação Técnico-Científica (Gecap) da Fapes.
Fonte: Fapes.
Comentários