Prefeituras vão resgatar e castrar mais de 10 mil animais nas ruas
Municípios da Grande Vitória investem em projetos para garantir serviços de cirurgias e exames gratuitos para cães e gatos
Escute essa reportagem

Os municípios de Vitória e da Serra iniciam nesta quinta-feira (13) projetos para castração e resgate de animais abandonados, como cães e gatos. Somados a programas de outras cidades da Grande Vitória, serão mais de 10 mil animais castrados por ano.
Na capital, o programa “Vitória da Castração Animal” prevê a realização de 3 mil cirurgias e exames clínicos por ano, além do registro por meio de microchips, com o seu histórico e dados do dono.
Com investimentos de mais de R$ 1 milhão, o programa vai atender à população de baixa renda registrada no Cadastro Único (CadÚnico), bem como protetores de animais, pessoas e organizações que defendem o bem-estar animal.
O cadastro é feito no site Portal Bem-Estar Animal (https://bemestaranimal.vitoria.es.gov.br/) e a pessoa deverá apresentar comprovantes de que se trata de um protetor independente ou de alguém que viva em situação de vulnerabilidade social.
Na Serra, o programa Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos (Arca) vai oferecer a castração de cães e gatos a moradores do município, priorizando tutores cadastrados no Cadúnico, ONGs de proteção a cães e gatos e protetores independentes.
A previsão é castrar 250 animais por mês, sendo 3 mil por ano, segundo o prefeito Sergio Vidigal. O programa vai cobrir também o resgate de animais, principalmente vítimas de maus-tratos, vacinação, implantação do microchip com os dados do pet e do dono, além do serviço de adoção, nos casos de animais abandonados.
De acordo com a prefeitura, quem encontrar animais feridos por acidentes ou maus-tratos, poderá acionar o resgate pelo WhatsApp, das 8 às 18 horas, por meio do número (27) 98166-0447. Os pets serão tratados dos ferimentos, castrados e colocados para adoção.
O agendamento é feito pelo programaarca.serra.es.gov.br, ou pelo telefone (27) 3291-2399. Após o cadastro, os tutores serão selecionados de acordo com os critérios do Arca e encaminhados para a Clínica Veterinária Rancho Bela Vista, em Belvedere, na Serra.
Em Vila Velha, o Programa Operacional de Controle Animal (Poca) busca o controle populacional de cães e gatos. A previsão é castrar 4.600 animais por ano.
Em Cariacica, é feito o recolhimento de animais adoecidos ou que foram acidentados em vias públicas. Já em Guarapari, a prefeitura realizou mais de 4 mil castrações de cães e gatos desde 2017.
SAIBA MAIS
Vitória
- O Programa “Vitória da Castração Animal” estima realizar 3 mil castrações por ano, além de exames clínicos e laboratoriais e fornecimento de medicamentos.
- O atendimento é prioritário para os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ONGs e protetores independentes.
- O cadastro para as castrações de pets é feito pelo site https://bemestaranimal.vitoria.es.gov.br/.
Serra
- O programa Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos (Arca) quer castrar 3 mil animais, atendendo pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico, ONGs e protetores autônomos.
- Cobre também o resgate de animais vítimas de maus-tratos, vacinação, microchipagem com os dados do pet e do dono, além das adoções.
- O agendamento é feito online, pelo site https://programaarca.serra.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3291-2399. Os tutores são selecionados e encaminhados à Clínica Rancho Bela Vista, em Belvedere.
- Quem encontrar animais feridos por acidentes ou maus-tratos, poderá acionar o resgate pelo WhatsApp, das 8 às 18 horas, por meio do número (27) 98166-0447.
Vila Velha
- O Programa Operacional de Controle Animal (Poca) busca o controle populacional de cães e gatos. A previsão é, a partir de março, castrar 4.600 animais por ano, além de realizar exames veterinários.
- O público-alvo são pessoas de baixa renda e protetores de animais. Ainda não há informações para fazer cadastro e participar do serviço.
Cariacica
- O município recolhe animais adoecidos ou que foram acidentados em vias públicas e abrigados no Rancho Bela Vista, Serra. As cirurgias e castrações apenas são realizadas em caso de animais agressores ou recolhidos em vias públicas após avaliação e atendimento. Telefone: 3354-7032.
Guarapari
- O serviço de castração de cães e gatos tem parceria com ONGs e são abertos agendamentos para bairros. Também são recolhidos animais de rua para castração pelo 3262-1456.
Fonte: Prefeituras consultadas.
Comentários