Prefeito de Viana fala sobre obras e investimentos para o município
Em entrevista à Rede Tribuna, ele detalhou sobre o trabalho de sua gestão e os planos para o mandato, que preveem ações em todos setores
Escute essa reportagem

Pavimentar toda a cidade de Viana até o ano que vem é uma das metas do prefeito Wanderson Bueno (Podemos). Dentro do planejamento está também investir em macrodrenagem e em coleta e tratamento de esgoto, entre outras obras na cidade.
Em entrevista à Rede Tribuna, ele detalhou sobre o trabalho de sua gestão e os planos para o mandato, que preveem ações em todos setores: turismo, educação, saúde, assistência social, entre outros.
A Tribuna - Em relação à infraestrutura da cidade? As estradas vão ser melhoradas?
Wanderson Bueno - Temos muitos investimentos na cidade, somos agressivos nesse sentido. Lançamos um programa com metas para, por exemplo, pavimentar toda a cidade até o ano que vem. São 30 quilômetros de vias que ainda não foram pavimentadas.
Também vamos investir mais de R$ 80 milhões na infraestrutura da cidade. Temos uma parceria com o Governo do Estado na Macrodrenagem, que é um dos gargalos que temos na cidade, principalmente nos pontos de interdição das BRs 101-262.
E o saneamento?
Estamos com um projeto junto à Cesan e acredito que até o ano que vem a gente chegue a 90% de esgoto coletado e tratado na cidade, o que será um marco histórico. Projetamos chegar em 2025 bem perto da nossa meta originalmente prevista para 2029, que era de 95% do esgoto da cidade coletado e tratado.
O diálogo com a comunidade da cidade tem ocorrido, mesmo com a pandemia?
Esse diálogo é essencial. Em 2021, no auge da pandemia, conseguimos realizar audiências do Orçamento Participativo. Estivemos em todas as comunidades para debater as prioridades de investimentos em cada parte da cidade.
Caminhamos praticamente 80% dessa estrada e entregamos praticamente todo nosso orçamento participativo. Vamos concluir nossas entregas no ano que vem.
E o setor da Educação, como está no município?
Temos a melhor educação dá Grande Vitória. Isso nos orgulha, é fruto das decisões que tomamos. Sempre buscamos melhorar a qualidade do ensino. Temos mais de 1.300 profissionais na rede e demos um aumento de 70% em dois anos para eles.
É o maior salário do Estado para a categoria, porque queremos ter o melhor profissional, para que o profissional trabalhe também de forma reconhecida. Também investimos na infraestrutura. Todas as escolas estão reformadas, equipamentos novos, internet de boa qualidade. E ainda vamos aumentar nossa capacidade em breve.
Leia mais:
Prefeito de Viana fala sobre Festa do Divino Espírito Santo com shows nacionais
Veja mais entrevistas do Tribunalab aqui
E a saúde? Como está esse setor?
Temos uma rede bem capilarizada. São 18 unidades de saúde, duas unidades de Pronto Atendimento em funcionamento e uma policlínica empregando várias especialidades que são de responsabilidade do governo estadual.
Estamos preparando para o mês que vem um orçamento de um grande programa de saúde para ampliar nossa rede assistencial.
A gente está trabalhando também para informatizar toda nossa rede, para trabalhar melhor com os dados e informações dos pacientes.
Também pretendemos entregar um aplicativo de celular para as pessoas terem a possibilidade de acompanharem seus exames, consultas e calendário vacinal.
Para fazer esse tanto de investimento, é preciso ter recursos, que saem dos impostos pagos pela população. E como está o IPTU, por exemplo?
Essa é a melhor parte de todas: Viana aposta muito no desenvolvimento econômico. Como estamos deixando de ser o “dormitório”, com as pessoas de outros municípios passando a vir trabalhar aqui e não o contrário, podemos fazer a chamada justiça social.
É algo que falamos desde a minha campanha, porque o IPTU da cidade era muito desproporcional quando se olhava o que era cobrado em outros municípios. Conseguimos reduzir nos dois primeiros anos e agora, neste ano, melhoramos ainda mais.
Através da nova planta genérica de valores, reduzimos o IPTU para em quase 50% do valor para 80% das matrículas da cidade. Isso não tirou a capacidade de investimento da cidade. O ajuste fiscal nos permitiu cobrar menos e entregar mais à população.
O senhor já comentou algumas vezes que o turismo é um dos grandes focos do planejamento de investimentos do município. O que Viana terá para alavancar o setor na Grande Vitória?
Temos um território vasto, são 311 quilômetros quadrados só de mata, o que é um território maior que a própria capital do Estado, e é uma área belíssima que pode ser explorado para essa atividade.
Temos um projeto pioneiro no Brasil que é o polo de cervejarias artesanais, que é o que chamamos de turismo de experiência.
A ideia é trazer aquele público de apreciadores de cerveja e dar a ele a oportunidade de conhecer a cadeia produtiva da cerveja.
Tem muita gente, por exemplo, que nunca viu nem a planta do lúpulo, que é um importante produto para dar o aroma e o amargor da cerveja.
E como vai funcionar?
A ideia é que as pessoas participem da colheita desse produto e também de outros plantados no município. Já temos dois campos de lúpulos implantados em propriedades particulares, e vamos fechar o ano com dez.
Vamos subsidiar a instalação de novas cervejarias no polo. Já tivemos 14 que assinaram um protocolo de intenção para ingressar no projeto, e comportaremos todas as do Estado que quiserem vir. É a Rota Cervejeira.
Isso vai favorecer outros setores?
Sim. Ao protagonizar o turismo rural, vamos desenvolver todos os outros setores: gastronomia, hotelaria... o turismo engloba 52 setores da economia, que geram emprego e oportunidades.
Há parcerias para tornar esse projeto realidade?
Sim. Temos por exemplo parceria como Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Vamos construir uma escola de cervejeiros que será administrada por eles, e inclusive já está credenciada e registrada no Ministério da Educação para as aulas começarem no ano que vem.
Esse curso vai formar toda a mão de obra para o polo dos cervejeiros artesanais, assim como o Sebrae está atuando conosco para profissionalizar os empreendimentos turísticos da cidade. Queremos que as pessoas venham a Viana para ter a melhor experiência e recomendar aos amigos e familiares.
Comentários