X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Portugal facilita entrada no país

Cidadania ficou mais fácil para quem é neto ou é casado com portugueses. Processo também pode ser feito pela internet


Imagem ilustrativa da imagem Portugal facilita entrada no país
Vista de Lisboa, em Portugal: simplificação da comprovação dos laços de efetiva ligação à comunidade portuguesa |  Foto: Divulgação

Os capixabas que estão atrás da almejada cidadania portuguesa já têm o que comemorar. É que com as novas mudanças na chamada Lei de Nacionalidade, a concessão do documento para quem é neto ou cônjuge de portugueses ficou mais fácil.

Uma das principais alterações é com relação à simplificação da comprovação dos laços de efetiva ligação à comunidade portuguesa.

Anteriormente, para obter a cidadania, os netos precisavam comprovar vínculos efetivos com Portugal, tais como viagens regulares, residência legal no país, conta bancária portuguesa, aquisição de imóvel em Portugal e até frequentar comunidades portuguesas, o que muitas vezes tornava o processo difícil e burocrático. 

“A alteração da lei ocorreu em 2020, mas só foi regulamentada em março deste ano. Antigamente, os netos precisavam comprovar laços efetivos com a comunidade portuguesa, o que dificultava muito o processo. Com esta alteração, toda essa parte burocrática acaba”, explica Rebeca Albuquerque, diretora do ALM Advogadas Associadas, escritório com sede no Brasil, Portugal e Itália e que ajuda brasileiros na busca pela cidadania.

A mais nova alteração trouxe também a novidade da tramitação eletrônica dos processos, que vai facilitar a distribuição e simplificar o acesso aos procedimentos. 

“Agora é possível fazer todo o processo para emissão da cidadania de forma online. Antes, os documentos da pessoa eram enviados por correspondência”, explica a advogada.

Os cônjuges e companheiros de nacionais portugueses também foram beneficiados com as novas normas. Assim como os netos de cidadãos portugueses, eles também não vão mais precisar comprovar vínculo com o país europeu.

“Antigamente, você tinha que aguardar três anos. Hoje, se você está casado há mais de cinco anos com um português, pode solicitar a nacionalidade”, explica o presidente da Associação de Portugueses do Espírito Santo (Apes), Alexandre Mendes.

“Quero ter mais qualidade de vida”

Com o sonho de ter uma melhor qualidade de vida, a supervisora de condomínios Giselli Guerra Simões, de 46 anos, já planeja se mudar para Portugal junto com seu marido, o jogador de futebol Caíque Oliveira Santos, 26 anos. Com descendência portuguesa, ela, que mora na Serra, também pretende correr atrás do documento.

“Meu pai falou que meu avô é português, então, já estou correndo atrás de informações para tentar a cidadania. Quero ter mais qualidade de vida”, disse Giselli.


FIQUE POR DENTRO


Neto de português

  • A prova de “laços de efetiva ligação à comunidade portuguesa”, a partir da nova lei, pode se justificar somente pelo conhecimento suficiente da língua portuguesa. 
  • Essa comprovação não mais depende de deslocações regulares a Portugal, possuir residência, propriedades e ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro.

Casamento e união estável

  • A alteração na lei da nacionalidade portuguesa também beneficiará aqueles que estiverem casados ou em regime de união estável (união de facto em Portugal) com cidadão português/cidadã portuguesa há mais de seis anos. 
  • A novidade é que nesses casos, assim como no caso dos netos, a prova de “laços de efetiva ligação à comunidade portuguesa”, a partir da nova lei, pode se justificar somente pelo conhecimento suficiente da língua portuguesa e não mais depende de deslocações regulares a Portugal, possuir residência, entre outros.
  • Já para os casados ou em regime de união estável (união de facto em Portugal) com cidadão(ã) português(a) há mais de três anos e menos de seis anos, nada muda. Continua sendo obrigatória a comprovação dos vínculos. 

Fonte: Especialistas e site nacionalidade portuguesa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: