Plástico e até bola de soprar na barriga de tartaruga encontrada morta no ES
Animal estava dentro de uma mochila, no mar, na última quinta-feira
Escute essa reportagem
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) afirmou que a tartaruga encontrada morta em uma mochila, na última quinta-feira (23), era uma fêmea e estava com diversos plásticos no estômago, inclusive com bola de soprar.
“A autópsia constatou bastante ingestão de lixo, porém a causa da morte foi afogamento”, diz o Iema, por meio de nota.
LEIA TAMBÉM:
Novas opções de rodízios na Grande Vitória. Veja lista
Médico do ES quer rodar o mundo em veleiro com a família
A tartaruga foi encontrada por um professor de canoa havaiana, durante uma de suas aulas, no mar. O animal estava morto no interior de uma mochila e foi achado enquanto o grupo remava pela Ilha do Frade, em Vitória.
O professor de canoa havaiana Estevão Galacha, 28, disse que o animal estava boiando. “A gente até achou que fosse uma almofada. Quando chegamos perto, vimos que era uma mochila, e a aluna tentou puxar, mas estava muito pesada. Até que eu consegui. Quando abri, me assustei com a tartaruga morta”.
No dia em que o animal foi encontrado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disse que o setor de fiscalização estava apurando a situação. Mas, ontem, ao ser contactada pela reportagem, a prefeitura orientou procurar o Iema.
Biólogo e mestrando em Biologia Animal, Daniel Gosser Motta explicou que a caça e captura de animais silvestres é proibida pela Lei de Crimes Ambientais. E que a ingestão de plástico pode causar a morte das tartarugas.
“A ingestão pode causar a morte por intoxicação devido aos componentes químicos do plástico. E, ao ingerir os plásticos, eles ficam acumulados no sistema digestivo, dando uma falsa sensação de saciedade. Com isso, a tartaruga vai se alimentando cada vez menos, morrendo por fome”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Pais separados: É preciso avisar tudo que acontece com o filho?
Nasce filha do boxeador capixaba Esquiva Falcão. Veja fotos
Comentários