X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Planos para vida nova em 2022

Tradição de tirar do papel novos ou antigos objetivos começa a ser posta em prática com o Ano Novo e o avanço no combate à covid-19


Imagem ilustrativa da imagem Planos para vida nova em 2022

Com a chegada de mais um ano, é tradição querer tirar do papel novos ou antigos planos para mudar de vida. De olho em 2022, à medida que o ritmo da vacinação contra a covid-19 avança, os capixabas já começaram a retomar diversos sonhos.

Um dos maiores desejos do ex-empresário Elias Ribeiro da Costa, de 52 anos, para 2022, é pôr em prática um antigo sonho. Morador de Itapuã, em Vila Velha, ele era dono do próprio empreendimento de estofados, mas, durante a pandemia, decidiu trocar de profissão.

Desde a infância, Elias já era interessado pelo universo das embarcações e do trabalho nos portos. Apesar da paixão, terminou em uma área diferente, na qual permaneceu por mais de 20 anos. 

“Os negócios com estofados, porém, começaram a ficar fracos. Com isso, eu senti uma vontade de voltar a estudar e de me dedicar ao que eu sempre sonhei”, disse Elias, que recentemente começou a trabalhar como apontador portuário.

Para entrar de vez na área, ele decidiu terminar o ensino médio e, agora, quer se profissionalizar cada vez mais. Elias vai iniciar, neste mês, a graduação em Gestão Portuária, na Universidade Vila Velha (UVV).

Imagem ilustrativa da imagem Planos para vida nova em 2022
Elias Ribeiro decidiu trocar de profissão e fará curso de Gestão Portuária |  Foto: Douglas Schneider/AT

“Resolvi entrar nesse desafio para mudar minha vida. Não existe idade para conquistarmos aquilo que sonhamos. Estou  feliz”, disse.

O ano de 2022 para a analista de relacionamento Brunna Faro, de 23 anos, e o consultor de vendas Marcel Franco Barcelos, de 25, será um pouco mais “cor de rosa” do que o normal. É que eles vão ganhar a pequena Pietra, prevista para nascer até o final de janeiro.

“Tenho certeza de que minha vida vai mudar de cabeça para baixo. Antes, tinha que me dedicar só ao trabalho e aos detalhes do cotidiano. Mas, agora, nós vamos enfrentar a maior responsabilidade das nossas vidas”, avalia Brunna, que mora no bairro República, em Vitória.

O casal pretende ainda arrumar um apartamento próprio ao longo do ano, a fim de dar mais comodidade para a criança e para mantê-la perto dos avós.  

Há, também, quem pretenda investir mais na própria saúde, como a publicitária Adrielly Silvino, de 24 anos, moradora de São Conrado, em Cariacica. “Para conseguir perder 20 quilos e mudar de vida, quero começar a me alimentar melhor e fazer exercícios físicos”.


OBJETIVOS PARA 2022


Imagem ilustrativa da imagem Planos para vida nova em 2022
|  Foto: Roberta Bourguignon/AT

Cursar faculdade de Biomedicina 

Na expectativa de se profissionalizar cada vez mais, a designer de sobrancelhas Luciane López, de 36 anos, vai cursar uma faculdade de Biomedicina em 2022. Ela, que  é formada em Publicidade,  chegou a atuar na área, mas se apaixonou pela tarefa de elevar a autoestima das pessoas.   

“Eu sempre gostei do ramo estético. Finalmente, me encontrei. Meu sonho é dar cursos, atender diferentes clientes e ter uma grande equipe para trabalhar comigo”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Planos para vida nova em 2022
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Sonho de comprar a casa própria

Adiado por causa do aumento dos preços, o sonho de comprar uma casa própria será, finalmente, retomado pela família da empresária Wandsela Gomes e do analista comportamental Marcos Vinicius  Cardoso, ambos de 40 anos. Depois do nascimento da filha mais nova, Alice, de 7, a casa onde eles moram, em Laranjeiras, na Serra, tornou-se pequena demais, segundo eles. 

“Quero encontrar um lugar onde eu possa criar meus filhos com tranquilidade e que, além disso, seja para o resto da vida”, disse Wandsela, que ainda é mãe de Arthur, de 16 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Planos para vida nova em 2022

Emagrecer com saúde é a meta

Quem resolveu cuidar da própria saúde em 2022  foi a empresária Geecia da Penha Ferreira Mendes, de 42 anos, moradora de Vila Capixaba, em Cariacica. Um dos principais objetivos dela para este ano é perder 10 quilos, seja melhorando a alimentação, seja apostando em exercícios físicos.

“Em 2020, consegui emagrecer 10 quilos, mas  preciso perder mais. Ainda tenho fadiga, problemas de sono e de disposição. Quero melhorar tudo isso”, frisou.

Imagem ilustrativa da imagem Planos para vida nova em 2022

Sem pressa para novos desafios

Noivos desde julho de 2021, a estudante Gabrielli Lombardi, de 19 anos, e o advogado Dalatty Henrique Santos, de 25, decidiram “trocar as alianças” neste ano e dar mais um passo rumo à vida a dois.   

Embora não descartem outros planos para o futuro, como ter filhos e ter a casa própria, eles acreditam que tudo tem o seu devido tempo. Para o casal, 2022 será de novas responsabilidades, um ao lado do outro – mas com os “pés firmes no chão”.  

“Vamos viver com calma esse novo momento e, depois, partimos em busca de realizar os outros sonhos. Queremos alcançar um plano de cada vez. Não temos pressa”, salientou Gabrielli.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: