X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Papa Francisco desiste de última hora de presidir celebração de Ano Novo

foto autor
Redação Tribuna Online
31/12/2021 - 20:20 • Atualizada em 31/12/2021 às 20:52

Ouvir

Escute essa reportagem

Faltando poucas horas para a virada de ano, o papa Francisco desistiu de presidir a celebração das Vésperas e do hino "Te Deum" na Basílica de São Pedro, que marca o encerramento do ano litúrgico no Vaticano.

De acordo com informações do UOL, Jorge Bergoglio, 85, participou do evento, porém, ao contrário do que estava programado, não comandou a celebração, que foi liderada pelo cardeal Giovanni Battista Re.

Tudo indica que a mudança foi decidida de última hora, já que a cadeira destinada ao Papa só foi posicionada à frente dos bancos pouco antes do início da missa. Francisco inclusive entrou na Basílica de São Pedro sem suas vestes litúrgicas e aparentava caminhar com alguma dificuldade.

"O Papa quis que a celebração desta noite fosse presidida pelo cardeal Re, decano do colégio cardinalício", limitou-se a dizer a Sala de Imprensa do Vaticano. O fato de não guiar a celebração poupou Francisco de algumas ações mais cansativas, como a procissão, a subida dos degraus do altar e ajoelhar-se perante o Santíssimo Sacramento.

Mesmo assim, a liderança mais alta da igreja católica proferiu uma breve homilia dedicada ao valor da solidariedade. "Essa era de pandemia fez crescer um sentimento de perda em todo o mundo. Após uma primeira fase de reação, durante a qual nos sentimos solidários, se difundiu a tentação do 'salve-se quem puder'. Mas, graças a Deus, reagimos novamente com senso de responsabilidade", disse.

Em 2020, Bergoglio não havia participado do "Te Deum" por causa de uma dor no nervo ciático. (ANSA).

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso