Paixão por motos depois dos 60 anos
Motociclistas contam suas histórias sobre duas rodas e afirmam que a estrada é um convite para explorar novos horizontes
Escute essa reportagem
No Dia do Motociclista, celebrado hoje, dois apaixonados por motos e desafios compartilham suas histórias nas estradas. Romildo Ribeiro, com 70 anos, e Jânio de Paula, com 65 anos, mostram que, para quem tem a alma de motociclista, a estrada é um convite para explorar novos horizontes em qualquer fase da vida.
O analista de sistemas aposentado, Romildo Ribeiro, encontrou nas viagens de moto sua paixão após a aposentadoria. Ele se envolveu no movimento de motociclismo e começou a fazer viagens em grupo, percorrendo diversas regiões do Brasil, incluindo o Nordeste, além de Argentina e Chile.
A mais desafiadora de suas aventuras foi até Ushuaia, o ponto mais ao sul da Argentina, conhecido como a “terra do fogo”.
Essa jornada foi a mais longa, durou 20 dias, e permitiu que Romildo e seus amigos contemplassem paisagens superando os desafios climáticos. “O sucesso de das viagens está na dedicação ao planejamento antecipado, que garante a segurança e minimiza imprevistos”, disse Romildo.
Ele afirmou ainda que esse hobby trouxe motivação e planos para o seu futuro após a aposentadoria, mostrando que a terceira idade pode ser uma fase repleta de entusiasmo, e ressaltou que sempre faz as viagens em grupo de no máximo oito motociclistas.
Jânio de Paula, 65, diretor comercial da Moto Vena, acompanhou Romildo em algumas viagens e também tem como objetivo realizar uma aventura sobre duas rodas ao completar 66 anos viajando pelos alpes suíços ao lado de sua esposa e um amigo.
Essa não é sua primeira experiência desafiadora, pois Jânio já percorreu o Velho Oeste americano, a Rota 66 e a Flórida, nos Estados Unidos, além de visitar o Salão de Motos de Milão, na Itália, em 2018.
Leia mais:
Voluntários vão testar novo remédio contra Alzheimer e Parkinson
Casal do ES vai receber indenização por acidente causado por buraco em rodovia
“Às vezes, perguntam se eu realmente tenho mais de 60 anos, mas com paixão, planejamento e coragem, é possível explorar o mundo sobre duas rodas e desfrutar de experiências únicas mesmo com os desafios do clima e da distância”, explicou.
Jânio ainda contou que planeja a viagem a Suíça há anos, e vai ser um sonho realizado. “Será uma experiência única e emocionante para celebrar a vida”, disse.
Jânio de Paula, 65 anos
“No dia que 'fui para a motocicleta', não consegui mais voltar para o carro. Mesmo tendo outras oportunidades, me familiarizei muito com a motocicleta. Ela não me deixa envelhecer. Estou sempre com o espírito jovem”.
Romildo Ribeiro, 70 anos
“A viagem em Ushuaia, Argentina, foi muito longa e fria. Mas já passamos por outra questão como no Atacama, ao chegar em Salta, no norte da Argentina: duas motos apresentaram defeito na bomba de gasolina”.
Visita em 35 cidades do Estado
O empresário Wilson de Pádua, 61, compartilha sua paixão nas estradas sobre duas rodas. Ele atua no grupo “Carroça do Lagarto”, que visitou 35 cidades do Estado em passeios de fim de semana neste ano.
Com sua Harley-Davidson, desafia os elementos naturais, enfrentando chuva e sol, para desfrutar da liberdade com a motocicleta. “É uma emoção sem igual, estou esperando minha aposentadoria para fazer viagens mais longas e internacionais”, completou.
OS NÚMEROS
> Segundo o painel do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), o Estado tem 3.428 pessoas habilitadas com mais de 60 anos apenas na categoria de moto, e outras 45.940 com carteira AB, para carro e moto, sendo a maioria do sexo masculino.
> As vendas de motos tiveram crescimento de 12,2% em abril deste ano, frente ao mesmo período do ano passado, chegando a 120.900 unidades.
> Em situação pouco comum, o comércio de motos foi maior do que o de carros de passeio.
> Os emplacamentos de veículos somaram 118.100 unidades em abril, ou seja, 2.800 a menos.
> Já Em março deste ano, o volume de motos recuou 17,2%. Os números foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Fonte: Fenabrave e Detran.
Leia mais:
Prêmio Artesanato Capixaba 2023: saiba como disputar prêmio de R$ 44 mil
Lucro do FGTS começa a ser pago nesta quinta. Saiba quanto você deve receber
Comentários