X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Pais perdem conta em rede social ao postar foto de filhos

foto autor
14/06/2021 - 19:09 • Atualizada em 14/06/2021 às 19:30

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pais perdem conta em rede social ao postar foto de filhos
Thanandra Torres com os filhos: ela postou uma foto na piscina e foi banida, mas depois recuperou a conta do Instagram |  Foto: Reprodução/Instagram

Parece irresistível querer mostrar cada momento de fofura dos filhos nas redes sociais. No entanto, caso os pais queiram preservar suas contas no Instagram, precisam ficar atentos para os casos de banimento que já ocorrem na plataforma.

Isso porque, agora, o Instagram está ainda mais de olho em famílias que expõem as crianças, seja em imagens, apelidos, etc, para resguardá-las contra a atuação de criminosos na internet.

Segundo o professor de Marketing Digital da Universidade de Vila Velha (UVV), Bruno Franqueira, a plataforma impede fotos de nudez total ou parcial, ainda que postadas pelos pais. O uso de apelidos ofensivos em outros países que falam português também costuma ser punido.

No entanto, pode acontecer dos algoritmos — rede de dados que monitora ações dos usuários — cometerem falhas e encontrarem nas fotos algo que indique violação das regras, embora elas não tenham, de fato, desobedecido alguma norma. Caso essas “infrações” tornem-se frequentes, o Instagram chega a suspender o perfil do usuário.

“A foto de uma mãe amamentando, por exemplo, pode ser confundida com nudez, apesar de serem coisas distintas. Mas os algoritmos fazem leitura equivocada e, por isso, punem o dono do perfil”, diz o professor.

Foi o que aconteceu com a influenciadora digital Thanandra Torres, de 34 anos, que mora em Vitória. Assim que postou uma foto dos filhos Joaquim, de 4 anos, e Levi, de 2 anos, na piscina, ela foi banida do Instagram.

“Bateu um desespero enorme, pois é a minha plataforma de trabalho. E eu não violei termo algum, portanto tive um prejuízo enorme, inclusive financeiro”, desabafou, explicando que recuperou a conta depois, e o Instagram desculpou-se pelo erro.

Outro motivo comum que pode ocasionar o banimento, segundo o pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Fabio Malini, são as ações dos “haters”. “Pode nem existir a violação, mas um grande número de denúncias faz com que o perfil seja retirado do ar”, explica.

Um dos casos de repercussão foi o da atriz Thais Fersoza, que teve uma foto apagada no final de maio. Na publicação, ela aparece apenas abraçando os pequenos. Ao postar de novo, Fersoza brincou: “Instagram, não some com a foto de novo não, hein? É 'só' amor de mãe”, escreveu.

Orientações para se prevenir e evitar futuros problemas

Para evitar que uma conta seja banida no Instagram, a principal orientação da engenheira de telecomunicações Thayanne Vasconcelos é observar se a imagem fere as diretrizes de segurança da plataforma.

“Tanto no feed quanto nos stories de qualquer rede social, olhe minuciosamente as fotos, para saber se não há, ali, alguma coisa que faça alusão à nudez; ao uso de armas de fogo e à venda de produtos ilícitos”, afirmou.

Caso nenhuma dessas infrações tenha sido feita, e mesmo assim a plataforma bloquear o perfil, Thayanne Vasconcelos recomenda que o usuário siga as dicas oferecidas pelo próprio Instagram.

“Tire print de tudo, inclusive da sua conta apagada, e preste atenção às informações que serão dadas. Depois, acione o próprio Instagram, alegue o erro e espere três a sete dias”, orienta.

Se nada for resolvido, uma saída é contratar profissionais especializados de informática. “Eles conseguem reaver a conta em 99% dos casos”, comenta a engenheira.

Para o pesquisador de mídias sociais Fabio Malini, o jeito mais rápido de resolver o problema é com uma ação judicial. “Procure um advogado, recolha provas e alegue que não fez nada que violasse as regras da plataforma”, indica.


SAIBA MAIS


Riscos de banir o perfil

Instagram está de olho
Contas de pais banidas 

  • Quando o Instagram localiza uma postagem que faça alusão à nudez total ou parcial de uma criança, ainda que permitida pelos pais, ele pode excluir a publicação.
  • Apelidos que são considerados ofensas em outros países que falam português também costumam ser vigiados.
  • Acontece que  os algoritmos — rede de dados que monitora as ações dos usuários — podem falhar e suspender a conta de uma pessoa sem motivos aparentes.
  • Caso essas “ infrações” tornem-se frequentes, o Instagram pode banir de vez o perfil do usuário.
  • Os algoritmos — rede de dados que monitora as ações dos usuários — podem falhar e suspender a conta de uma pessoa sem motivos aparentes.
  • Caso essas “ infrações” tornem-se frequentes, o Instagram pode banir de vez o perfil do usuário.


Casos famosos

  • A atriz thais Fersoza postou uma foto ao lado dos filhos, de 3 e 4 anos, e a publicação foi excluída.
  • em 2015, o Instagram chegou a deletar a conta da fotógrafa australiana Melissa Jean Wilbraham, que registrava momentos de amamentação.


O que alega a plataforma

  • Por meio de comunicados para a imprensa, a rede social digital vem declarando que alguns erros podem acontecer, devido à inconsistência dos algoritmos, e pediu desculpas pela falha.

Como evitar

  • Dispense o linguajar agressivo, mesmo que seja normal dentro do seu convívio familiar.
  • Não poste fotos com nudez total ou parcial.
  • Monitore o engajamento dos seguidores, para que não ocorram denúncias em massa.

Como recuperar

  • O primeiro passo é seguir as orientações que a própria plataforma dá quando notifica que suspendeu o perfil.
  • Tire prints para usá-los como prova de que houve um erro.
  • Acione o próprio Instagram, alegue a falha e espere até uma semana.
  • Caso a rede social não dê um retorno, é possível contratar serviços especializados para recuperar a conta. Podem custar de R$ 3 mil a R$ 7 mil.
  • Outra  opção é entrar com um processo judicial para reaver a conta.
Fonte: Especialistas consultados pela reportagem e pesquisa AT.
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM