Padre exorcista volta a realizar missas após autorização de arcebispo
Retomada de celebrações ocorreu na chácara da Associação Padre Julio Negrizzolo (APJN), em São Sebastião
Escute essa reportagem
A Arquidiocese de Brasília liberou o padre Vanilson da Silva, único exorcista do Distrito Federal, a celebrar missas novamente. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Brasília por meio de nota oficial.

A missa que marcou o retorno do padre aconteceu no último dia 27 , na chácara da Associação Padre Júlio Negrizzolo (APJN), sede do Instituto Missionário Rosa Mistica, em São Sebastião. A celebração é a primeira após a Arquidiocese de Brasília suspender a atuação do religioso.
A decisão foi tomada em conversa entre o padre, o Arcebispo de Brasília e a Provincial da Congregação do Santíssimo Redentor em Goiás. A informação foi divulgada nas redes sociais do sacerdote.
No dia 10 de fevereiro, o padre Vanilson divulgou um comunicado aos fiéis, informando sobre a proibição de atuar. No entanto, o religioso não citou o motivo que levou à medida. Ele disse apenas que as reuniões que culminaram na decisão foram realizadas sem a presença dele.
“Peço a vocês que aguardem novos comunicados, novas ordens, até retomarmos as atividades. Por enquanto, estaremos sem celebrar as missas”, disse.
A Arquidiocese de Brasília se pronunciou a respeito do caso informando que, em breve nomearia outro sacerdote para a função de exorcista. De acordo com a nota oficial, a Arquidiocese informou que “por motivos justos”, iniciou tratativas com o superior da Congregação do Santíssimo Redentor de Goiás, o reverendo André Ricardo de Melo, superior do padre Vanilson, para avaliar o caso.
"Me senti violentamente desrespeitado. Eu, como objeto das reuniões, nunca fui ouvido", diz no texto.
Após a polêmica, a Arquidiocese de Brasília afirmou, em nota, que "as tratativas foram iniciadas para melhor discernir tanto o bem do referido sacerdote como do Povo de Deus". Segundo a arquidiocese, cabe ao arcebispo Dom Paulo Cezar Costa "discernir e orientar a condução pastoral".
Além de exorcista, o padre Vanilson atua como vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Lago Sul), e é o fundador da Associação Padre Júlio Negrizzolo – Centro de Espiritualidade Rosa Mística e Comunidade Católica Filhos de Rosa Mistica, em São Sebastião.
Veja íntegra da nota abaixo:
"A Arquidiocese de Brasília, zelosa pelo bem do Povo de Deus e de seu cuidado pastoral, esclarece que por motivos justos iniciou tratativas com o superior da Congregação do Santíssimo Redentor de Goias, o Rev. Pe. André Ricardo de Melo, C.Ss.R. responsável pelo Pe. Vanilson Sousa Silva, C.Ss.R., atualmente Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Lago Sul. As tratativas foram iniciadas para melhor discernir tanto o bem do referido sacerdote como do Povo de Deus assistido pelo mesmo em nossa amada Arquidiocese de Brasília.
Na gravidade de suas responsabilidades, é próprio do Arcebispo discernir e orientar a condução pastoral do Povo de Deus e ao Provincial, superior do Pe. Vanilson, também orientar o que cabe à vida do referido religioso. Pedimos a todo o Povo de Deus a confiança e a solicitude para com o discernimento da Igreja, expresso por suas autoridades, que no zelo pastoral querem, sobretudo, corresponder ao amor a Cristo e à Igreja, fazendo-se próximos de todos, tanto do Pe. Vanilson como de todo o Povo de Deus.
Convém destacar, também, que todos os sacerdotes, pela natureza de seu ministério e configuração a Cristo, possuem faculdade para atender o Povo de Deus em suas necessidades espirituais. Contudo, em breve será oportunamente nomeado outro sacerdote para a função de exorcista, referência significativa para esta cura pastoral específica
Nada mais para o momento.
Gabinete Episcopal".
Comentários