Ônibus não saem das garagens de duas empresas em mais um dia de protesto de rodoviários
Escute essa reportagem
Rodoviários realizam um novo protesto na manhã desta quinta-feira (15) e, pelo terceiro dia, nenhum ônibus sai das garagens das empresas Tabuazeiro, na Serra, e Metropolitana, em Vila Velha. A paralisação afeta linhas do Transcol e do sistema municipal de Vitória.
O protesto teve início na terça-feira (13). Os trabalhadores reivindicam o pagamento de salários atrasados.
Segundo o Sindirodoviários, não estão circulando 38 carros da viação Tabuazeiro, que atende linhas do sistema municipal de Vitória, e 32 carros da Metropolitana, que faz linhas do Transcol.
Em entrevista ao Tribuna Online na manhã de ontem, um diretor do sindicato detalhou quais pagamentos estão em atraso. “A viação Tabuazeiro está com quatro folhas de pagamento atrasadas. A Metropolitana está atrasada também, mas não chega a quatro não: adiantamento de fevereiro, o pagamento de março, o adiantamento de março e pagamento de abril, além do ticket alimentação”, disse Miguel Leite.
Segundo do diretor, o protesto dos trabalhadores dessas empresas começou na terça-feira (13). Após o fim do protesto que reivindicou prioridade na vacinação contra a Covid-19, os ônibus das outras empresas começaram a circular, mas os rodoviários que estão com pagamentos atrasados não retornaram ao trabalho.
Em nota, a Ceturb-ES informou que a operação está normal na manhã desta quinta-feira (15). "Os consórcios operadores fizeram remanejamento de veículos para manter os horários, porém interferências no trânsito podem gerar atrasos nos terminais".
Também por meio de nota, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou que, "nesta quinta-feira (15), remanejou as linhas (212) Maria Ortiz/Santo Antônio, (121) Mário Cypreste/Jardim Camburi e (164) Mário Cypreste/Jardim Camburi via MaRECHAL Campos, para que a população não saia ainda mais prejudicada pela greve.
A Viação Tabuazeiro será notificada ainda nesta quinta-feira pela Setran.
O órgão destacou, ainda, que a administração municipal está aberta ao diálogo e que se dispõe a intermediar as negociações para que empresa e trabalhadores entrem em acordo, a fim de evitar prejuízos população
O Sistema Municipal de Transporte é operado pelas empresas Unimar, Grande Vitória e Tabuazeiro. A Viação Tabuazeiro opera com 20 linhas, tem uma frota de 36 ônibus e faz 267 viagens por dia. As três empresas juntas possuem 182 veículos".
Comentários