X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

O que os adolescentes acham do próprio corpo

Em Vitória, número de estudantes de 13 a 17 anos que se considera muito magro ou muito gordo passou de 38% para 51,6%


 

Imagem ilustrativa da imagem O que os adolescentes acham do próprio corpo
A dona de casa Sandra de Mattos acompanha rotina de atividades físicas da filha Thamyris Silva Berger, 17 anos, que se achava muito magra. |  Foto: Leone Iglesias/AT

Seja por excesso ou falta de peso, mais da metade dos adolescentes com idade entre 13 e 17 anos, do 9º ano do ensino fundamental, está insatisfeita com o próprio corpo. 

Foi o que revelou a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSe), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 2009 e 2019. 

Em Vitória, o número de estudantes que se autodefiniram em um dos dois extremos, muito magro ou muito gordo, variou de 38%, no começo do estudo, até superar metade da população estimada em 2019, com 51,6%. 

Desse percentual, quando comparado por gênero e tipo de escola, no final da década de  2010 houve uma maior queixa de magreza ou magreza extrema entre o sexo masculino (30,6%) e alunos de escola pública (29,3%). 

 Segundo Mariana Esteves, psicóloga especialista em comportamento alimentar,  a adolescência é uma fase sensível do desenvolvimento humano. 

“Podemos considerar a adolescência como uma fase sensível em que há a formação e maturação de muitos conceitos e crenças tanto sociais quanto sobre si – o que torna ainda mais urgente atenção a esse tema”, comenta. 

A especialista diz que  um fator que está  relacionado a essa   insatisfação crescente de adolescentes com o corpo  são as redes sociais.

“Quando recorremos à literatura, observamos que a insatisfação com o corpo está cada vez mais relacionada ao consumo das mídias sociais. Hoje, os jovens passam muito tempo conectados e  a velocidade e quantidade de compartilhamentos de conteúdos só cresce”, comenta.

 Mariana Esteves destaca que essa queixa   pode desenvolver transtornos alimentares e psicológicos nesses jovens, como a ansiedade e a depressão.

A psicóloga clínica Monique Nogueira ressalta que os padrões hoje estão cada vez mais dinâmicos. Por isso, o que é padrão de beleza nesse momento, pode não ser o mesmo no mês que vem.

Ela alerta que a busca por uma padronização do corpo pode levar os adolescentes a situações de abuso. “Vivemos um período muito exigente com o corpo, que levam muitos jovens a se colocarem em situações de abuso, abusam deles mesmos para alcançarem um padrão”.

saiba mais

Pesquisa

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSe)  busca identificar informações que possam contribuir com o maior conhecimento de fatores de risco e proteção à saúde de jovens estudantes. Os dados  foram observados durante uma década, de 2009 a 2019.

1) Bullying

Estudantes que já sofreram com a prática

200932,2%

2015  43,4%

201938,7%

- Em vitória, houve um salto no percentual de alunos que sofreram bullying de 2009 a 2015.

- Em 2019, houve queda desse número.

2) Insatisfação com imagem corporal

Mais da metade dos adolescentes  se percebe magro ou com excesso de peso

200938,0%

201951,6%

- No final da década de 2010, a autopercepção de magreza ou magreza extrema atingiu mais o sexo masculino (homem: 30,6%; mulher: 27,3%). 

- Principalmente alunos de escola pública (pública: 29,3%; privada: 28,3%).

Fonte: IBGE

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: