Nuvem de gafanhotos mais perto do Brasil está controlada e outras 8 são monitoradas
Escute essa reportagem

A Argentina está na rota dos gafanhotos e, pelo menos, 10 nuvens desses insetos estão sendo monitoradas pelas autoridades do país. Havia o risco dos animais migrarem para lavouras no Sul do Brasil, porém a nuvem mais próxima do País está controlada e o risco de entrada dos gafanhotos no território brasileiro é baixo. As informações são do G1.
De acordo com a reportagem do portal, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar (Senasa) da Argentina considera que, das 10 nuvens, duas delas já estão controladas. Uma delas é que se formou na fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. A outra está no centro do território argentino.
Já oito nuvens seguem ativas e são monitoradas pelo Senasa. Elas estão concentradas mais na região central e norte da Argentina, perto da fronteira com o Paraguai que é o local de origem de formação dessas nuvens. Assim, estão um pouco distantes do Brasil.
A nuvem que se aproximava do território brasileiro está controlada, de acordo com as autoridades. Além disso, o frio que tem feito no Sul do País é outro fator que ajuda a impedir o avanço dos insetos, conforme o G1. Em temperaturas mais baixas, a tendência é que esses animais “adormeçam”. No calor, é o ambiente ideal para reprodução e voo.
Comentários