X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nutricionistas em defesa do pãozinho

Para especialistas, é possível consumir o alimento no dia a dia de forma saudável, podendo incluir ovos, queijo e salada


Imagem ilustrativa da imagem Nutricionistas  em defesa do pãozinho
nutricionista Patrícia Fernandes: entender a necessidade de cada pessoa |  Foto: Antonio Moreira/AT

Não é preciso excluir o pão da dieta. É o que dizem as nutricionistas, que saem em defesa do pãozinho e explicam que é possível consumi-lo no dia a dia de forma saudável, desde que seja em quantidade moderada.

Assim, é possível apreciar os mais diversos pães, como o francês, o de forma e o de fermentação natural, por exemplo, sem culpa. 

 Esse item, presente na mesa dos brasileiros, principalmente no café da manhã, foi alvo de polêmica na última semana, quando a influenciadora digital e coach fitness Maíra Cardi criticou o marido Arthur Aguiar por ter comido pão em um reality show.  

“O pão é saudável e pode ser inserido na alimentação. Ele não é ultraprocessado e não tem muitos ingredientes prejudiciais à saúde”, explicou a nutricionista Maria do Carmo Freitas. 

A especialista afirmou que é preciso consumi-lo dentro de um equilíbrio, com quantidades moderadas e em um contexto de alimentação adequada. 

“Também temos como deixá-lo ainda mais saudável, incluindo um recheio mais proteico ou com fibras, colocando patê de frango, ovo mexido ou queijo, e saladas, como alface, tomate, cenoura ou rúcula, por exemplo”, destacou.

A nutricionista clínico-funcional e materno-infantil Giselle Guzzo Lorenzoni ressaltou que, no geral, as pessoas  têm  medo de comer carboidratos e engordar.  

 “Isto é o que chamamos de terrorismo nutricional: as pessoas têm medo de alguns alimentos, não só de pão. Há pacientes que não comem  arroz.  A alimentação veio para nutrir a gente, o que faz diferença é a quantidade”, afirmou a especialista. 

“O pão não é o vilão, o vilão é manter uma rotina desregulada”. Mas, a nutricionista disse que pães integrais e  de fermentação natural são mais recomendados, por terem mais qualidade, e  os  de farinha branca devem ser consumidos em menor quantidade. 

 Com relação à quantidade adequada a ser consumida, varia conforme cada indivíduo e deve ser avaliada por um profissional.

“Primeiro, é preciso entender a relação que a pessoa tem com o pão, se é afetiva,  cultural, um hábito e se não é uma compulsão”, explicou a nutricionista clínica esportiva Patrícia Fernandes.

“Deve-se entender a individualidade metabólica, quantas calorias  precisa por dia e como  pode fracionar isso na rotina”, completou.


SAIBA MAIS 


Tipos de pães

O pão está presente na mesa dos brasileiros de diversas formas: pão francês, pão de forma, pão doce e de fermentação natural, por exemplo.

A qualidade de cada um deles   varia, mas todos  podem ser consumidos, desde que seja moderadamente, segundo nutricionistas.

A discriminação do pão branco se dá  por ser um carboidrato simples, composto que contém açúcares, principalmente a glicose.

Pães integrais são mais recomendados  por terem mais fibras. 

Mas, pães de farinha branca também podem ser consumidos.   Uma dica  é combiná-los com recheios proteicos, como carne e queijo,  e saladas, para enriquecer os nutrientes.

Quantidade  recomendada

A quantidade varia para cada indivíduo. A avaliação, que é feita por um profissional, considera objetivo,  peso e sexo da pessoa.

Benefícios dos pães

Por ser rico em carboidratos,  é uma ótima fonte de energia. Ele também é rico em vitaminas do complexo B e, no caso dos pães integrais, eles também fornecem fibras e minerais.

Fonte: Especialistas consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: