Novo visual em ruas e praça no Centro de Vitória
Tradicionais, a praça Ubaldo Ramalhete e as ruas Sete e Gama Rosa serão reformadas. Locais vão ganhar nova iluminação e calçadão
Escute essa reportagem

Ruas e praças do centro de Vitória vão ganhar um novo visual. Estão em fase de finalização os projetos das ruas Sete de Setembro e Gama Rosa, além da praça Ubaldo Ramalhete.
A previsão é de que até o início de janeiro de 2023 o projeto esteja concluído, e até o fim do primeiro semestre seja lançado o edital de contratação da empresa que vai executar as obras. O prazo final para as obras ainda não foi definido.
Entre as intervenções previstas pela prefeitura de Vitória, estão as melhorias da acessibilidade e iluminação, com fios subterrâneos, a inserção de novos bancos, instalação de faixas elevadas para pedestres e troca de piso. Além disso, a praça Ubaldo Ramalhete será transformada em um ponto de conexão entre as ruas Sete e Gama Rosa.
Segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira, as obras desses pontos têm como objetivo resgatar o protagonismo do Centro. “Essas obras fazem parte de um projeto para trazer o protagonismo perdido na década de 1990, quando houve uma migração do comércio e da população do Centro para outras regiões. Diversos espaços públicos ficaram deteriorados e passaram a não cumprir suas funções”.
Apesar de próximas uma da outra, os projetos das ruas Gama Rosa e Sete possuem suas particularidades, segundo o secretário.
“Elas terão o mesmo desenho e paisagismo da calçada, instalação de câmeras e nova iluminação. Na Gama Rosa, haverá faixas elevadas de pedestres. Já na Rua Sete, vai ter a troca por um piso de cor vermelha nas vias, para que haja a redução de velocidade, e piso laranja para o estacionamento”.
Na praça Ubaldo Ramalhete, segundo Marcelo, haverá recuperação do mobiliário, como bancos, mesas e parque infantil.
“Será uma praça nova, com novo mobiliário e iluminação. O grande diferencial, no entanto, será a troca de piso, fazendo com que a pavimentação dê essa integração entre as ruas”, completa o secretário.
Marcelo acredita que os potenciais das duas ruas serão mais aproveitados. “Vamos impulsionar a cultura e a gastronomia presentes em vários pontos nesses locais”.
Comentários