Novo projeto para orla de Andorinhas já tem data prevista para começar
Projeto contará com várias mudanças dentre elas, ampliação do calçadão do bairro e instalação de deques
Escute essa reportagem

Mais turismo, desenvolvimento e valorização do bairro de Andorinhas, em Vitória. É isso o que a reurbanização da orla promete para os moradores da região.
São muitas as ações da requalificação urbana, sendo a ampliação do calçadão com instalação de deques e a criação e alargamento de calçadas algumas delas.
O projeto foi apresentado para a comunidade pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), no último dia 12 e, atualmente, está em fase de finalização de anteprojeto e estimativa de custos.
A expectativa é que as obras tenham início no segundo semestre do ano que vem e terminem em 24 meses. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, afirmou que a reurbanização no local já tinha sido demandada pelos moradores e que será muito positiva para a comunidade, levando qualidade de vida e aumentando a autoestima deles.
O prefeito afirmou que o projeto também tem o objetivo de transformar Andorinhas em um local turístico. “O projeto vai requalificar toda a Orla de Andorinhas, que se tornará um ambiente turístico, um local de contemplação... Certamente teremos atividades voltadas à gastronomia, arte, cultura, esporte e lazer. Andorinhas vai se abrir para o mundo. O acesso lá é fácil e amplo, mas as pessoas não conhecem. Vamos mudar essa realidade”, disse.
Pazolini também explicou que a requalificação urbana contribuirá com a economia da região. Os pescadores, por exemplo, serão beneficiados com as obras, que darão mais estrutura para a atividade pesqueira, fomentando-a e facilitando-a.
Além do desenvolvimento do turismo e da economia, o projeto também tem ação voltada para a segurança no bairro, com a instalação de câmeras com reconhecimento facial para o reconhecimento de foragidos, o que contribuirá com a segurança pública.
O prefeito explicou que as transformações em Andorinhas já começaram. Houve a implantação do ensino em tempo integral na escola Escola Municipal de Ensino Fundamental Izaura Marques da Silva, por exemplo. Essa ação, de acordo com o prefeito, é importante por proporcionar aos alunos atividades educativas e artísticas, enquanto evita que eles sejam aliciados pelo tráfico de drogas.
Saiba mais sobre as obras
Playgrounds e equipamentos esportivos
>O início das obras está previsto para o segundo semestre de 2023, com duração de 24 meses.
> As obras englobam: ampliação do calçadão com instalação de deques; duas rampas para barcos; dois atracadouros; criação e alargamento de calçadas; criação de novo trecho viário à beira-mar, com vagas para estacionamento; previsão de áreas de convivência e permanência; equipamentos esportivos, como academias do idoso e dos jovens; playgrounds; intervenção viária de novo acesso ao bairro Andorinhas.
> O projeto está na fase de finalização de anteprojeto e estimativa de custos.
> As obras trarão melhoria na qualidade de vida e na autoestima da população, criando novas oportunidades de vivências no bairro.
> Com a reurbanização haverá uma nova visão urbanística, privilegiando a acessibilidade e transformando Andorinhas em um espaço turístico.
> O projeto viabilizará alternativas de geração de renda para os moradores da região, tais como pontos de pesca.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Comentários