X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nova espécie de margarida é descoberta no ES

A flor Wunderlichia capixaba foi encontrada por cientistas na região de Castelo e já está ameaçada de extinção


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Nova espécie de margarida é descoberta no ES
Wunderlichia capixaba foi apelidada de estrela-das-montanhas |  Foto: Divulgação/INMA

Uma nova espécie de margarida, nomeada cientificamente como Wunderlichia capixaba, foi descoberta em Castelo, no Sul do Estado.

Restrita aos afloramentos rochosos da região, ela já está ameaçada de extinção e corre o risco de desaparecer se não for protegida.

A sua descrição está em um artigo publicado na última segunda-feira, na revista científica Phytotaxa, por pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A estrela-das-montanhas, como foi apelidada pelos cientistas, é considerada um achado importante porque não havia nenhuma descrição de uma nova espécie do gênero Wunderlichia na Mata Atlântica em cinco décadas.

As últimas foram descritas pela ciência em 1973: Wunderlichia azulensis, W. bahiensis e W. senae.

Wunderlichia capixaba foi encontrada em maio de 2023 nas proximidades das comunidades de Barra Alegre e Estrela do Norte durante expedição científica para documentação da flora dos inselbergues, ecossistema rochoso bastante comum no Espírito Santo.

A região é conhecida pelas paisagens rochosas, com grandes falésias verticais que atraem praticantes de esportes radicais do mundo todo.

Apesar de sua importância biológica, a biodiversidade dos inselbergues ainda é pouco conhecida. Muitas áreas permanecem inexploradas pela ciência.

Foi em um desses afloramentos rochosos capixabas que a estrela-das-montanhas foi descoberta. “Percebemos imediatamente que era uma espécie nova, devido ao seu pequeno porte, características das flores e folhas persistentes, diferentes das conhecidas no gênero”, relatou o pesquisador do INMA e coautor do estudo, Dayvid Couto.

Essa suspeita foi confirmada quando o especialista do grupo, Aristônio Teles, durante sua estadia como pesquisador visitante na mesma instituição, viu as fotografias da planta feitas no campo e amostras coletadas.

“A partir daí, unimos esforços para retornar ao habitat da espécie, complementar a documentação e descrever a nova espécie”.

SAIBA MAIS

A Wunderlichia capixaba foi descoberta por pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e Universidade Federal de Goiás (UFG) em maio de 2023, em Castelo, e foi apelidada por eles de estrela-das-montanhas.

ela foi encontrada nas proximidades das comunidades de Barra Alegre e Estrela do Norte durante expedição científica para documentação da flora dos inselbergues, ecossistema rochoso comum no Espírito Santo.

A estrela-das-montanhas vive sobre as encostas rochosas expostas a pleno sol, misturada com bromélias, orquídeas, quaresmeiras e tantas outras espécies que compõem a vegetação dos inselbergues.

Os especialistas classificaram a espécie como criticamente ameaçada de extinção, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Fonte: INMA.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: