X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Notas de Português e Matemática do Estado são as mais altas do País


Imagem ilustrativa da imagem Notas de Português e Matemática do Estado são as mais altas do País
Professor em sala de aula: educadores vão receber este ano bonificação referente ao exercício de 2019 |  Foto: Arquivo / AT

Os alunos do ensino médio das escolas públicas do Espírito Santo alcançaram as maiores notas do País de Português e Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova aplicada como um dos itens de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O resultado desse índice foi divulgado nesta terça-feira (15). O Espírito Santo ficou em primeiro lugar na avaliação, empatado com o estado de Goiás, considerando todas as escolas de ensino médio (públicas, federais e particulares) com nota 4,8 na avaliação. Considerando apenas as escolas da rede estadual, o Estado ficou em segundo lugar com 4,7, atrás de Goiás.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por fazer essa avaliação que mede a qualidade do ensino no Brasil, os alunos capixabas obtiveram nota 289,14, em Matemática, e 286,95, em Português. A avaliação foi aplicada em 2019.

O secretário estadual da Educação, Vitor de Angelo, comemorou o resultado, ressaltando que essa foi a segunda vez que o Espírito Santo liderou as notas nessas disciplinas – na última avaliação, em 2017, os estudantes haviam alcançado as maiores notas do País com 280,84, em Matemática, e 276,55, em Português.

Com esse resultado, a nota média de aprendizagem do Estado chegou a 5,05 – esse é um dos dois critérios usados para a avaliação. “Pela primeira vez para nós do Espírito Santo e para o Brasil passamos da nota 5 no Saeb”, comemorou o secretário.

De acordo com ele, o segundo critério da avaliação, o fluxo, foi o que colocou o Estado na segunda posição entre as escolas de ensino médio da rede pública do País, com nota 4,7. Nesse quesito, o Espírito Santo teve índice 0,9, enquanto que Goiás teve 0,95. “A cada 100 alunos que entram naquele ano, no Espírito Santo, 90 deles são aprovados e 10 reprovam ou se evadem”, explicou o secretário.

Enquanto que no critério aprendizagem o Estado lidera o ranking do País, no quesito fluxo o Espírito Santo ocupa a sexta colocação nessa lista atrás de Goiás (0,95), Pernambuco (0,95), Ceará (0,94), São Paulo (0,91) e Maranhão (0,91).

Essa foi uma das razões para o Espírito Santo não atingir a meta no Ideb, que era de 5,3. Goiás foi o único estado a alcançar a meta prevista.
Apesar de não ter alcançado a meta, o governador Renato Casagrande avaliou como positivo os resultados do Estado.

“Em 2017, a meta era 4,4 e tivemos uma nota de 4,1. Chegamos a 93% da meta, passamos de 90% mas não chegamos a 100%. Em 2019, chegamos a 98% da meta, quase chegamos na meta. Mesmo que não tenha chegado na meta, temos mais de 90% das escolas enquadradas em faixas altas na avaliação do Ideb”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: