X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nota do Enem para estudar em Portugal


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Nota do Enem para estudar em Portugal
Estudante marca gabarito: as provas do Enem 2020 estão previstas para serem aplicadas no mês de novembro |  Foto: Arquivo/AT

Os estudantes brasileiros que sonham em fazer faculdade em Portugal têm mais uma chance. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), possui hoje acordo com 50 instituições portuguesas de ensino superior que aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de acesso.

O Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam) assinou o acordo ontem e é a mais nova instituição portuguesa a fazer parceria com o órgão. O Inep informou que também está em conversas para realizar acordos semelhantes com instituições de educação superior da Espanha.

Para o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a assinatura de mais um convênio é um marco.

“É um indicativo forte da credibilidade e da respeitabilidade que o Enem conquistou dentro e fora do País. É mais uma oportunidade para que os estudantes brasileiros tenham uma formação de qualidade, agregada à experiência em um país estrangeiro”, ressaltou.

Em sua conta nas redes sociais, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que é para que os alunos continuem estudando.

“Sabemos das dificuldades. Mas o brasileiro não foge à luta. Tenho certeza que em breve a quarentena e a crise vão passar, a vida volta ao normal, vai ter Enem no final do ano e vai dar tudo certo. Continuem estudando e tenham fé”.

Imagem ilustrativa da imagem Nota do Enem para estudar em Portugal
A estudante Pollyana Brito, 17 anos, elogia o acordo. “Abrirá portas”, disse |  Foto: Acervo pessoal

A estudante Pollyana Gomes Brito, de 17 anos, se prepara para tentar uma vaga em Odontologia na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mas acredita que o acordo com Portugal é uma ótima oportunidade de estudo.

“Com certeza, abrirá muitas portas para os estudantes brasileiros, além de aumentar a credibilidade do Enem fora do País”, observou.

O coordenador de Línguas Estrangeiras do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, Cristiano Carvalho, disse que a notícia de que 50 faculdades portuguesas já aceitam o Enem é excelente.

“A procura de estudantes brasileiros por faculdades em Portugal tem aumentado muito nos últimos anos. As instituições de ensino portuguesas são de altíssima qualidade”.

O diretor pedagógico da terceira série e do pré-vestibular do Colégio UP, James Scandian, acredita que o acordo é interessante para os alunos que já estavam pensando em uma mudança de vida para Portugal. “É mais uma oportunidade”.

Inscrições para Sisu e Prouni começam no mês que vem

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni) para o 2º semestre deste ano começam no mês que vem.

Mesmo com a paralisação das aulas nas universidades e faculdades do País, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou que as inscrições para o Sisu acontecerão entre os dias 16 e 19 de junho e as do Prouni, de 23 a 26 de junho.

Quem busca financiamento também deve ficar atento. As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam no dia 30 de junho e vão até 3 de julho deste ano. Todas as vagas são para o ingresso na faculdade ainda este ano, no segundo semestre.

SAIBA MAIS


Inscrições do exame vão até o dia 22


Inscrições para o Enem
- As inscrições para o exame estão abertas até o dia 22 deste mês e devem ser feitas por meio do endereço: https://enem.inep.gov.br/participante.
- As provas impressas estão marcadas para os dias 1° e 8 de novembro, e as digitais, 22 e 29 de novembro.

Taxa de inscrição
- A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até o próximo dia 28, em casas lotéricas, Correios ou pela internet.
- Mesmo os candidatos que conseguiram a isenção da taxa devem se inscrever no Enem.
- Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos que não pediram a isenção, mas que se encaixam em um dos critérios para receber o benefício, receberão o direito, mesmo sem o pedido formal. O período para solicitação da isenção foi encerrado em 1º de maio.
Universidades em Portugal
- Os resultados do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições de educação portuguesas. São 50 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores em Portugal que têm acordo interinstitucional com o Inep, garantindo acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.

Cronograma do ENEM
- Enem impresso: dias 1º e 8 de novembro.
Gabarito e divulgação dos cadernos de questões: dia 11 de novembro.
- Enem digital: dias 22 e 29 de novembro. Divulgação do gabarito do Enem digital: 2 de dezembro.
Resultado: janeiro de 2021.

Sisu, Prouni e Fies
- Quem fez o ENem 2019 pode concerrer a uma vaga no Sisu, Prouni ou ao financiamento do Fies para estudar no segundo semestre.
- Sisu: as inscrições serão entre 16 e 19 do próximo mês. O estudante pode concorrer a uma vaga no segundo semestre nas universidades federais.
- Prouni: podem se inscrever de 23 a 26 do próximo mês. Vagas em instituições privadas de ensino superior com bolsas de 100% e 50%.
- Fies: inscrições de 30 de junho a 3 de julho deste ano. O programa concede financiamento a estudantes em cursos superiores privados.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: