Nota do Enem para estudar em Portugal
Escute essa reportagem

Os estudantes brasileiros que sonham em fazer faculdade em Portugal têm mais uma chance. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), possui hoje acordo com 50 instituições portuguesas de ensino superior que aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de acesso.
O Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam) assinou o acordo ontem e é a mais nova instituição portuguesa a fazer parceria com o órgão. O Inep informou que também está em conversas para realizar acordos semelhantes com instituições de educação superior da Espanha.
Para o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a assinatura de mais um convênio é um marco.
“É um indicativo forte da credibilidade e da respeitabilidade que o Enem conquistou dentro e fora do País. É mais uma oportunidade para que os estudantes brasileiros tenham uma formação de qualidade, agregada à experiência em um país estrangeiro”, ressaltou.
Em sua conta nas redes sociais, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que é para que os alunos continuem estudando.
“Sabemos das dificuldades. Mas o brasileiro não foge à luta. Tenho certeza que em breve a quarentena e a crise vão passar, a vida volta ao normal, vai ter Enem no final do ano e vai dar tudo certo. Continuem estudando e tenham fé”.

A estudante Pollyana Gomes Brito, de 17 anos, se prepara para tentar uma vaga em Odontologia na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mas acredita que o acordo com Portugal é uma ótima oportunidade de estudo.
“Com certeza, abrirá muitas portas para os estudantes brasileiros, além de aumentar a credibilidade do Enem fora do País”, observou.
O coordenador de Línguas Estrangeiras do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, Cristiano Carvalho, disse que a notícia de que 50 faculdades portuguesas já aceitam o Enem é excelente.
“A procura de estudantes brasileiros por faculdades em Portugal tem aumentado muito nos últimos anos. As instituições de ensino portuguesas são de altíssima qualidade”.
O diretor pedagógico da terceira série e do pré-vestibular do Colégio UP, James Scandian, acredita que o acordo é interessante para os alunos que já estavam pensando em uma mudança de vida para Portugal. “É mais uma oportunidade”.
Inscrições para Sisu e Prouni começam no mês que vem
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni) para o 2º semestre deste ano começam no mês que vem.
Mesmo com a paralisação das aulas nas universidades e faculdades do País, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou que as inscrições para o Sisu acontecerão entre os dias 16 e 19 de junho e as do Prouni, de 23 a 26 de junho.
Quem busca financiamento também deve ficar atento. As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam no dia 30 de junho e vão até 3 de julho deste ano. Todas as vagas são para o ingresso na faculdade ainda este ano, no segundo semestre.
SAIBA MAIS
Inscrições do exame vão até o dia 22
Inscrições para o Enem
- As inscrições para o exame estão abertas até o dia 22 deste mês e devem ser feitas por meio do endereço: https://enem.inep.gov.br/participante.
- As provas impressas estão marcadas para os dias 1° e 8 de novembro, e as digitais, 22 e 29 de novembro.
Taxa de inscrição
- A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até o próximo dia 28, em casas lotéricas, Correios ou pela internet.
- Mesmo os candidatos que conseguiram a isenção da taxa devem se inscrever no Enem.
- Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos que não pediram a isenção, mas que se encaixam em um dos critérios para receber o benefício, receberão o direito, mesmo sem o pedido formal. O período para solicitação da isenção foi encerrado em 1º de maio.
Universidades em Portugal
- Os resultados do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições de educação portuguesas. São 50 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores em Portugal que têm acordo interinstitucional com o Inep, garantindo acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.
Cronograma do ENEM
- Enem impresso: dias 1º e 8 de novembro.
Gabarito e divulgação dos cadernos de questões: dia 11 de novembro.
- Enem digital: dias 22 e 29 de novembro. Divulgação do gabarito do Enem digital: 2 de dezembro.
Resultado: janeiro de 2021.
Sisu, Prouni e Fies
- Quem fez o ENem 2019 pode concerrer a uma vaga no Sisu, Prouni ou ao financiamento do Fies para estudar no segundo semestre.
- Sisu: as inscrições serão entre 16 e 19 do próximo mês. O estudante pode concorrer a uma vaga no segundo semestre nas universidades federais.
- Prouni: podem se inscrever de 23 a 26 do próximo mês. Vagas em instituições privadas de ensino superior com bolsas de 100% e 50%.
- Fies: inscrições de 30 de junho a 3 de julho deste ano. O programa concede financiamento a estudantes em cursos superiores privados.
Comentários