X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Museu da Ufes tem primeiro planetário do Sul do ES

Planetário é inflável, tem capacidade para até 25 pessoas, projeta filmes e fornece experiência de imagem em 360 graus, com som de cinema


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Museu da Ufes tem primeiro planetário do Sul do ES
Planetário do Muses é inflável, tem seis metros de diâmetro: espaço é uma espécie de miniteatro para o público |  Foto: Divulgação/ Ufes

Moradores e visitantes de Jerônimo Monteiro têm um local que transmite sessões de filmes sobre astronomia e temas que envolvem a evolução do universo e os planetas.

É que a reabertura do Museu de História Natural do Sul do Estado (Muses) – que pertence à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – trouxe uma novidade no mês passado: a inauguração do primeiro planetário da região.

Com capacidade para até 25 pessoas, o Planetário do Muses é inflável, tem seis metros de diâmetro e projeta filmes no seu domo, fornecendo uma experiência de imagem em 360 graus, com som de cinema.

O espaço é uma espécie de miniteatro no qual céu noturno, planetas, constelações e outros objetos astronômicos são projetados em uma grande cúpula que envolve toda a plateia.

“A sensação para o público é de estar contemplando um céu estrelado e outras maravilhas do universo em uma experiência imersiva”, explicou a professora Simone Anastácio, do Departamento de Química e Física (DQF) e responsável pelo Planetário.

Segundo ela, o espaço apresentará, de maneira lúdica e educativa, diversos conceitos astronômicos, tornando-se um importante instrumento para a divulgação e o ensino da Astronomia para pessoas de todas as idades. Por ser portátil, as sessões podem acontecer em escolas, praças e outros locais públicos.

“A referência de planetário, até então, é o Planetário da Ufes de Vitória e, portanto, escolas e outros grupos do interior precisam viajar até a capital para ter essa experiência. Assim, essa é uma importante aquisição para o Muses e para o trabalho de divulgação científica que temos realizado desde a inauguração do museu, em 2013”, ressalta Simone, que é também curadora do Muses.

No Centro de Jerônimo Monteiro, o Muses é o único museu do Estado com a temática de história natural. Trata-se de um programa de extensão da Ufes, inaugurado em março de 2013, cuja equipe atual é composta por professores dos departamentos de Geologia e Biologia.

A reabertura Muses, após um mês de reforma do espaço físico, aconteceu no dia 16 de maio, em meio às celebrações da 22ª Semana Nacional de Museus (SNM), que contou com atividades interativas com óculos de realidade virtual e lousa digital, além de oficinas e visitas às exposições permanentes.

Serviço

Museu de História Natural do Sul do Espírito Santo (Muses)

Onde: Avenida Governador Lindemberg, nº 316, Centro, Jerônimo Monteiro

Entrada: franca

E-mail para agendamento: [email protected]

Contato: (28) 3558-2531

Fonte: Ufes

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: