Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Mudança na dieta prolonga vida em 10 anos

Estudo feito a partir de dados de 127 países aponta que alimentação à base de legumes, verduras e grãos ajuda a viver mais

Aguinor Malaphaia | 12/02/2022 12:54 h

Ciodades

Mudanças na Dieta  pode prolongar  a vida  em até 10 anos 

na foto A nutrcionista Jéssica Kruschewsky 

foto An tonio Moreira
Ciodades Mudanças na Dieta pode prolongar a vida em até 10 anos na foto A nutrcionista Jéssica Kruschewsky foto An tonio Moreira |  Foto: Antonio Moreira/AT
 

Ter uma alimentação saudável, com legumes, verduras, grãos e castanhas, em vez de uma dieta rica em produtos processados e carne vermelha, pode aumentar o tempo de vida de uma pessoa em até 10 anos.

É o que mostra o resultado  de um estudo divulgado na terça-feira pela Universidade de Bergen, na Noruega. O levantamento  usou dados do Global Burden of Disease (Carga Global de Morbidade), programa que conta com 1.800 pesquisadores de 127 países e avalia os impactos de mortalidade e  incapacitação causados por 107 doenças.

Para a nutricionista Jéssica Kruschewsky, a adoção de um estilo de vida saudável deve começar o mais cedo possível. “Quanto mais jovem a pessoa iniciar, menores são as chances de ela desenvolver doenças crônicas não transmissíveis”, diz.

Segundo ela, a ingestão de alimentos mais saudáveis  evita a aparição de diabetes, obesidade, câncer, hipertensão arterial e distúrbios ligados ao colesterol. “A aveia e os cereais, por exemplo, são ricos em betaglucana, uma fibra solúvel benéfica para o organismo, para a digestão dos alimentos e para o sistema imunológico”, explica. 

“Na correria diária, muita gente dá preferência às comidas rápidas, ricas em gordura saturada. Esse estilo de vida mais ocidental traz impactos negativos à saúde”, completa ainda Jéssica Kruschewsky.  

A nutróloga Bárbara Machado explica que cerca de 70% das doenças   são evitáveis quando é adotado um estilo de vida mais saudável, com alimentos naturais, livres de conservantes e de agrotóxicos. 

“Além das doenças crônicas e cardíacas, a preferência por alimentos saudáveis contribui para prevenir doenças inflamatórias e diversos tipos de cânceres”, cita.  

Já a nutricionista Patrícia Fernandes lembra que também é preciso praticar atividade física e beber de dois a três litros de água por dia. “Um copo d'água ao acordar, antes de qualquer refeição, também é benéfico à saúde”.

A auxiliar administrativa Raphaela Alves, de 28 anos, segue um estilo de vida saudável e, além de água, passou a incluir chás naturais em sua dieta. “Eles me ajudam muito, principalmente na digestão. Além disso, evito frituras e massas durante a semana e dou preferência para carnes brancas, como frango e peixe”, salienta Raphaela.


SAIBA MAIS


Atividades físicas também ajudam

Pesquisa

- O estudo foi divulgado pela Universidade de Bergen, na Noruega, usou dados do programa Global Burden of Disease (Carga Global de Morbidade, em português).

- De acordo com estudo, um adulto jovem pode acrescentar pelo menos uma década à sua expectativa de vida se optar por se  afastar da típica dieta ocidental, que inclui carne vermelha e processada.

- Enquanto a longevidade de uma pessoa de 20 anos aumenta em mais de 10 anos, aquelas na faixa dos 60 vivem, em média, mais oito anos. 

Dados

- O programa conta com 1.800 pesquisadores de 127 países e avalia os impactos de mortalidade e incapacitação causados por 107 doenças.

- De acordo com o programa, somente os fatores de risco relacionados à alimentação estão por trás de 

- 11 milhões de mortes por ano.

Alimentação saudável

- Para que o corpo funcione de maneira correta, é preciso ter uma alimentação variada, pois cada órgão necessita de determinadas substâncias para trabalhar bem.

- Nesse caso, grupos nutricionais como proteínas, lipídios e carboidratos são essenciais na regulação do organismo.

- Eles fortalecem o sistema imunológico, favorecem a construção muscular e auxiliam no transporte de vitaminas e energia.

Benefícios

- Um cardápio com alimentos saudáveis proporciona uma vida com mais qualidade e disposição.

- Entre os benefícios de uma alimentação saudável, destacam-se: redução e manutenção do peso, prevenção de doenças, melhora do humor, fortalecimento dos ossos, além da regulação do organismo. 

- Beber bastante água e praticar atividades físicas também são atitudes  essenciais.

Fonte: Especialistas citados e pesquisa AT.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS