X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mudança na dieta prolonga vida em 10 anos

Estudo feito a partir de dados de 127 países aponta que alimentação à base de legumes, verduras e grãos ajuda a viver mais


 

Imagem ilustrativa da imagem Mudança na dieta prolonga vida em 10 anos
Ciodades Mudanças na Dieta pode prolongar a vida em até 10 anos na foto A nutrcionista Jéssica Kruschewsky foto An tonio Moreira |  Foto: Antonio Moreira/AT

Ter uma alimentação saudável, com legumes, verduras, grãos e castanhas, em vez de uma dieta rica em produtos processados e carne vermelha, pode aumentar o tempo de vida de uma pessoa em até 10 anos.

É o que mostra o resultado  de um estudo divulgado na terça-feira pela Universidade de Bergen, na Noruega. O levantamento  usou dados do Global Burden of Disease (Carga Global de Morbidade), programa que conta com 1.800 pesquisadores de 127 países e avalia os impactos de mortalidade e  incapacitação causados por 107 doenças.

Para a nutricionista Jéssica Kruschewsky, a adoção de um estilo de vida saudável deve começar o mais cedo possível. “Quanto mais jovem a pessoa iniciar, menores são as chances de ela desenvolver doenças crônicas não transmissíveis”, diz.

Segundo ela, a ingestão de alimentos mais saudáveis  evita a aparição de diabetes, obesidade, câncer, hipertensão arterial e distúrbios ligados ao colesterol. “A aveia e os cereais, por exemplo, são ricos em betaglucana, uma fibra solúvel benéfica para o organismo, para a digestão dos alimentos e para o sistema imunológico”, explica. 

“Na correria diária, muita gente dá preferência às comidas rápidas, ricas em gordura saturada. Esse estilo de vida mais ocidental traz impactos negativos à saúde”, completa ainda Jéssica Kruschewsky.  

A nutróloga Bárbara Machado explica que cerca de 70% das doenças   são evitáveis quando é adotado um estilo de vida mais saudável, com alimentos naturais, livres de conservantes e de agrotóxicos. 

“Além das doenças crônicas e cardíacas, a preferência por alimentos saudáveis contribui para prevenir doenças inflamatórias e diversos tipos de cânceres”, cita.  

Já a nutricionista Patrícia Fernandes lembra que também é preciso praticar atividade física e beber de dois a três litros de água por dia. “Um copo d'água ao acordar, antes de qualquer refeição, também é benéfico à saúde”.

A auxiliar administrativa Raphaela Alves, de 28 anos, segue um estilo de vida saudável e, além de água, passou a incluir chás naturais em sua dieta. “Eles me ajudam muito, principalmente na digestão. Além disso, evito frituras e massas durante a semana e dou preferência para carnes brancas, como frango e peixe”, salienta Raphaela.


SAIBA MAIS


Atividades físicas também ajudam

Pesquisa

- O estudo foi divulgado pela Universidade de Bergen, na Noruega, usou dados do programa Global Burden of Disease (Carga Global de Morbidade, em português).

- De acordo com estudo, um adulto jovem pode acrescentar pelo menos uma década à sua expectativa de vida se optar por se  afastar da típica dieta ocidental, que inclui carne vermelha e processada.

- Enquanto a longevidade de uma pessoa de 20 anos aumenta em mais de 10 anos, aquelas na faixa dos 60 vivem, em média, mais oito anos. 

Dados

- O programa conta com 1.800 pesquisadores de 127 países e avalia os impactos de mortalidade e incapacitação causados por 107 doenças.

- De acordo com o programa, somente os fatores de risco relacionados à alimentação estão por trás de 

- 11 milhões de mortes por ano.

Alimentação saudável

- Para que o corpo funcione de maneira correta, é preciso ter uma alimentação variada, pois cada órgão necessita de determinadas substâncias para trabalhar bem.

- Nesse caso, grupos nutricionais como proteínas, lipídios e carboidratos são essenciais na regulação do organismo.

- Eles fortalecem o sistema imunológico, favorecem a construção muscular e auxiliam no transporte de vitaminas e energia.

Benefícios

- Um cardápio com alimentos saudáveis proporciona uma vida com mais qualidade e disposição.

- Entre os benefícios de uma alimentação saudável, destacam-se: redução e manutenção do peso, prevenção de doenças, melhora do humor, fortalecimento dos ossos, além da regulação do organismo. 

- Beber bastante água e praticar atividades físicas também são atitudes  essenciais.

Fonte: Especialistas citados e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: