Motocicleta multada 534 vezes em um ano bate recorde
Todas foram por excesso de velocidade, aplicadas por meio de radar eletrônico, em 2021. Veículo é de Cachoeiro de Itapemirim
Escute essa reportagem

Uma moto com placa de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, conseguiu a “façanha” de receber 534 multas em apenas um ano.
Todas as infrações foram cometidas em 2021, numa média de 1,4 multas por dia, fazendo com que o veículo batesse o recorde de imprudência no ano.
De acordo com o levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), todas as multas foram por excesso de velocidade, aplicadas por meio de radar eletrônico. Ao todo, o proprietário do veículo recebeu 2.620 pontos.
Vale lembrar que o limite máximo de pontos para ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa é de 40 pontos.
“Geralmente, o proprietário desse tipo de veículo não está regularmente habilitado, por isso não recebe a pontuação na sua carteira. Mas isso não quer dizer que ficará impune, pois, sendo parado em uma abordagem, o veículo pode ser apreendido”, explicou o diretor de Habilitação, Veículos e Fiscalização do Detran-ES, Marcus Perozini.
A moto só não foi apreendida ainda porque todas as infrações foram flagradas por equipamentos eletrônicos, sem a necessidade de o veículo parar. Caso seja abordada em alguma fiscalização, a moto será apreendida e pode ir a leilão.
O diretor do Detran afirmou, ainda, que a moto não está com o licenciamento anual em dia, o que explica a circulação mesmo com tantas multas acumuladas.
“Para ter o licenciamento anual, é preciso quitar todos os débitos vinculados ao veículo”, disse.
O Detran-ES não informou o valor acumulado de todas as infrações. A moto recebeu tantas multas que ultrapassou até mesmo os flagrantes de avanço de final vermelho de ambulâncias, que são liberadas para fazer isso quando estão em serviço.
“É uma suposta certeza de impunidade. Muitos insistem em não entender, mas o rigor está maior para coibir toda e qualquer prática irregular. O certo está maior”, afirmou Perozini.
CASOS
Motorista particular
A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra, 34 anos, recebeu no início do ano 53 multas de trânsito pelos Correios. Ela disse que vai descontar do salário do seu motorista particular.
No vídeo, Deolane espalha as multas em uma mesa e diz: “Gente do céu! Aí, Jader, vai ser descontado. Gente, meu Deus, tem quantas multas aqui?”, perguntou a advogada.
Em seguida, ela diz que todas as multas de trânsito estão em nome do motorista. “Só para começar o ano bem”.
Mais de 500 penalidades
Um motorista do Estado acumulou R$ 70.977 em multas no ano de 2017, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES).
O valor acumulado em multas foi decorrente de 550 infrações de trânsito no período de apenas 12 meses.
O automóvel foi registrado na cidade de Mimoso do Sul, no Sul do Estado, e pertence a um homem. O ano e modelo do veículo não foram informados.
Entre as infrações cometidas pelo motorista, a mais aplicada se refere a transitar na faixa ou pista da esquerda regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo.
Multa de 16 milhões
Um Volkswagen Gol 1.0 prata ano 2007 foi apreendido em São Paulo, em 2021, por acumular uma dívida de inacreditáveis R$ 16.226.906 em pendências como multas, taxas e impostos.
Quase todas as pendências (99,97% do total do valor) são relativas a multas municipais. O motorista cometeu 2.118 infrações na cidade de São Paulo, a maioria delas referentes a rodízio, circulação em faixa exclusiva e excesso de velocidade.
Como não houve indicação do condutor, todas as multas tiveram o seu valor duplicado.
SAIBA MAIS
Ranking de infrações em 2021
1º Motocicleta
- (Ano 2005), com placa de Cachoeiro de Itapemirim
- 534 multas
- 2.620 pontos na CNH.
- Última infração: 26/12/2021.
- Principais multas: transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias; velocidade superior à máxima em mais de 20% até 50%. Todas as multas foram aplicadas por meio de radar eletrônico.
2º Ambulância
- (Ano 2017), placa de Vitória
- 517 multas (isentas de pagamento)
- 3.616 pontos.
- Última infração: 28/12/2021.
- Principais multas: avanço de sinal vermelho.
3º Ambulância
- (Ano 2013), placa de Vitória
- 493 multas (isentas de pagamento)
- 3.448 pontos.
- Última infração: 28/12/2021.
- Principais multas: avanço de sinal vermelho.
Fonte: Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES)
Comentários