X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Morre a jornalista Jeanne Bilich, aos 73 anos

Há cerca de três meses, ela descobriu um câncer e decidiu não fazer o tratamento


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Morre a jornalista Jeanne Bilich, aos 73 anos
Jeanne Bilich era formada em Direito e Mestre em História pela Ufes |  Foto: Kadidja Fernandes / Arquivo AT

Morreu neste domingo (27), em seu apartamento na Praia do Canto, em Vitória, a jornalista Jeanne Bilich, aos 73 anos. Com mais de 40 anos dedicados ao jornalismo, em especial à televisão, Jeanne atuou em diversos veículos de comunicação do Estado, dentre eles a Rádio Espírito Santo e a TVE.

Na Rádio Espírito Santo, atuou no programa “Amor está no AR”. Nas redes sociais, parentes, amigos e entidades lamentaram a morte da jornalista. Além do jornalismo, ela era Mestre em História formada pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Nascida em 12 de outubro de 1948, no Rio de Janeiro, Jeanne Bilich mudou para o Espírito Santo no início da década de 60. Há cerca de três meses, Jeanne descobriu um câncer no pulmão e optou por não fazer o tratamento.

Ao longo da carreira jornalística recebeu inúmeras premiações, entre elas o título de Cidadão Vitoriense, concedido pela Câmara Municipal de Vitória, Comenda João Santos Filho, Prêmio Capixaba de Jornalismo – 8 ª edição e Medalha Eugênio Pacheco de Queiroz.  

O velório de Jeanne Bilich será às 13 horas, no cemitério Jardim da Paz, na Ponta da Fruta, em Vila Velha.

Veja abaixo algumas mensagens publicadas sobre Jeanne Bilich nas redes sociais

"Considerada a dama do jornalismo capixaba, Jeanne Bilich foi uma referência de talento, sensibilidade artística e amor pela profissão. Sua trajetória de credibilidade e força orgulha o Espírito Santo e o Brasil. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos desta grande mulher", senador Fabiano Contarato.

Prefeitura de Vitória decreta luto oficial

A Prefeitura de Vitória decretou luto oficial de três dias pela morte de Jeanne Bilich. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Vitória neste domingo (27).

"Manifesto meu profundo sentimento de pesar e solidariedade a toda família e amigos. Muita força neste momento tão triste e difícil. Jeanne foi um verdadeiro marco no jornalismo capixaba", disse o prefeito, Lorenzo Pazolini.

Luto também na Academia Espírito-Santense de Letras

A Academia Espírito-santense de Letras também lamentou a morte de Jeanne Bilich, que foi a quinta ocupante da Cadeira 07 da AEL, que tem como patrono José Fernandes da Costa Pereira Júnior.

"Por meio desta nota, a Academia Espírito-santense de Letras se solidariza com os familiares e presta esta homenagem à Jeanne Figueiredo Bilich por sua nobre contribuição para a cultura do Espírito Santo, com a certeza de que a acadêmica deixou um legado valioso para a compreensão da literatura e da comunicação do nosso tempo", escreveu a entidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: