X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Moradores fazem pedido por rodízio para aulas de trânsito


Ouvir

Escute essa reportagem

Único local onde acontecem as provas práticas de direção veicular do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Vitória, o bairro Jardim Camburi teve um aumento no fluxo de veículos de autoescolas que circulam nas ruas da comunidade, segundo os moradores.

Com esse crescimento, também aumentaram os acidentes e a falta de mobilidade na região.

Segundo os moradores Leonardo Cruz, Adriana Cecato, Enock Sampaio, Gilberto Eugênio e Merciele Machiori, o fluxo de veículos aumentou tanto que, percursos que antes eram feitos em cinco minutos, hoje levam até meia hora.

“O trânsito de Jardim Camburi se tornou um caos, várias autoescolas da capital dão treinamento para seus alunos aqui. Os carros fazem filas. Nos horários de pico, não conseguimos nem circular no bairro”, disse o síndico profissional e morador de Jardim Camburi, Leandro Cruz, 36 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores fazem pedido por rodízio para aulas de trânsito
Moradores de Jardim Camburi querem uma solução para o bairro |  Foto: Antonio Moreira/AT



De acordo com ele, a situação piora porque a região não tem infraestrutura para atender a demanda das autoescolas. “Além disso, tem os ônibus e caminhões que vêm treinar baliza. Fica impossível transitar pelas vias”.

Segundo o presidente da Associação Comercial de Jardim Camburi, Enock Sampaio, o bairro atende toda a demanda da capital e desde 2016 representantes da comunidade pedem para que seja feito um rodízio em Vitória, e para que as provas práticas possam acontecer em outros bairros.

“Como as provas só acontecem em Jardim Camburi, na Avenida Osvaldo Horta Aguirre, muitas autoescolas se concentram na região. E como as pessoas ainda estão aprendendo a dirigir, o trânsito fica congestionado”.

De acordo com Enock Sampaio, na sexta-feira, nove representantes do bairro se reuniram com Detran e a Prefeitura de Vitória e foi decidido a criação de uma comissão para o encaminhamento de demandas da comunidade relacionadas às aulas e provas práticas de direção veicular.


O que diz o Detran-ES


O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) informou que os alunos em processo de habilitação devem fazer as aulas práticas de direção veicular em vias públicas, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para que tenham condições de aprender a conduzir o veículo dentro das normas de circulação.

Afirmou, ainda, que os locais em que são realizadas as aulas são de livre escolha dos Centros de Formação de Condutores.
Informou também que, desde o ano passado, as provas práticas da categoria A (motocicletas) acontecem no Centro Metropolitano de Provas, no Pavilhão de Carapina, na Serra, e que estão definindo um novo local de provas para pessoas com deficiência.


Saiba mais


Problema

  • De acordo com o presidente da Associação Comunitária de Jardim Camburi, Aloísio Muruce, o excesso de veículos de autoescolas, que vem provocando trânsito e outros problema no bairro, já acontece há bastante tempo. Moradores afirmam que a situação piora porque a região não tem infraestrutura para atender a demanda das autoescolas e que os acidentes são frequentes.

Trânsito liberado

  • Segundo o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Espírito, Anderson da Silva Perozini, o trânsito é liberado para qualquer veículo e não há nenhum impedimento para que os treinamentos aconteçam no bairro Jardim Camburi.

Melhorias

  • A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou que vai se reunir na próxima semana com o Detran para buscar alternativas e evitar impactos na mobilidade urbana e prejuízos aos moradores.

Fonte: Instituições consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: