X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Monumento de São José de Anchieta é alvo de vandalismo no Sul do Estado

| 15/06/2020 13:32 h | Atualizado em 15/06/2020, 14:08

São José de Anchieta
São José de Anchieta |  Foto: Guia Iriri

Seis dias após as comemorações da Festa Nacional de São José de Anchieta, na cidade de Anchieta, litoral Sul do Estado, a estátua do santo, localizada na subida do Santuário de Anchieta, amanheceu pichada na manhã desta segunda-feira (15).

Pelas ruas da cidade, alguns moradores disseram que a pichação seria um ato de vandalismo, por intolerância religiosa, outros afirmam que a cor vermelha que simboliza o sangue escorrendo, é em memória dos moradores que perderam suas vidas devido a Covid-19.

“Quatro moradores já morreram pelo coronavírus em nosso município, e algumas pessoas comentam que essa pichação vermelha seria o sangue dessas pessoas. Mas infelizmente isso é um ato de vandalismo, e a pessoa precisa ser punida. Não podemos permitir intolerância religiosa”, disse o aposentado Aroldo Alves, de 68 anos.

"A Prefeitura de Anchieta vem a público manifestar sua indignação sobre os atos de vandalismo ocorridos nesta madrugada (15/06), quando jogaram tinta vermelha na estátua de José de Anchieta (hoje São José de Anchieta – copadroeiro do Brasil). A estátua foi inaugurada em 09 junho de 2012 em homenagem a pessoa que ajudou na formação do município e contribuiu imensamente para a cultura brasileira e para a fundação de importantes cidades, colégios e igrejas do Brasil", diz a nota emitida pela prefeitura.

A estátua, além de simbolizar a história e a cultura anchietense, por meio da pessoa de José de Anchieta, hoje canonizado pela igreja Católica, representa uma figura de fé para milhões de brasileiros, em especial para o povo de Anchieta.

A Prefeitura informa ainda que todas medidas foram tomadas para punir os infratores, em acordo com o artigo 55 do Código de Postura Municipal e demais legislação vigente.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS