X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Modismos na internet levam jovens a ter crises de ansiedade e depressão


Danças sincronizadas, desafios em vídeos, lições de como crescer o número de curtidas e outras dicas são alguns dos modismos das redes sociais. Mas, se para alguns as dicas ou brincadeiras são passatempo, para outros têm se tornado gatilho para crises de ansiedade e depressão.

De acordo com médicos e psicólogos, é cada vez maior o número de jovens com a saúde mental prejudicada por causa das pressões, exageros e cobranças da internet, principalmente nas redes sociais.

Imagem ilustrativa da imagem Modismos na internet levam jovens a ter crises de ansiedade e depressão
|  Foto: Reprodução

O que poderia ser algo divertido, para o lazer, tem trazido prejuízos em função do excesso de tempo em uma realidade virtual, é o que afirma a psicóloga do Viver Unimed Naira Delboni.

“Passar muito tempo nas redes sociais pode afetar a autoestima devido à comparação, ampliando as emoções de forma negativa, podendo desencadear ou agravar sintomas da depressão e ansiedade”.

Além disso, o psiquiatra Vicente Ramatis lembra que, se por um lado a internet promove situações positivas aproximando as pessoas, por outro lado, ela aumenta e facilita o bullying e o sofrimento.

Imagem ilustrativa da imagem Modismos na internet levam jovens a ter crises de ansiedade e depressão
A universitária Samyra Sena, 23, contou que já sofreu muito de ansiedade por causa das redes sociais |  Foto: Kadidja Fernandes/ AT

“Adolescentes e jovens não têm maturidade para lidar com comparações nas redes sociais, o que produz uma autocrítica negativa, que pode aumentar a depressão e a ansiedade nesses jovens”.

A psicóloga Talita Espíndula, especialista em crianças da Upuerê Educação Infantil, explica que as curtidas e os excessos de redes sociais ativam no cérebro os mesmos mecanismos do vício.

“Essas atividades fazem com que o cérebro libere dopamina e dá a sensação de prazer, que é momentânea. Com isso, vai sempre buscar aquela satisfação. As curtidas acionam no cérebro os mesmos mecanismos das pessoas que são viciadas em jogo, por exemplo”.

Psicóloga e professora da UVV, Jucineide Wandekoken explica ainda que os mais novos não apresentam desenvolvimento de funções cerebrais fundamentais para regular e controlar os impulsos. “O que pode levar a problemas relativos à saúde mental”, afirmou.

O prejuízo na saúde mental tem se tornado mais frequente e o psiquiatra Fábio Olmo, diretor clínico da Aube, lembra que os transtornos de impulso e compulsão sobre o uso de internet será incluído na Classificação Internacional de Doenças 11 (CID 11), assim como já existe compulsão por compras e compulsão por jogos.

Superação e equilíbrio

A universitária Samyra Sena, 23 anos, contou que já sofreu muito de ansiedade por causa das redes sociais, mas, com o tempo e a ajuda, conseguiu encontrar um equilíbrio para garantir sua saúde mental sem ficar totalmente desconectada.

“Consegui perceber que um dos fatores da ansiedade era a cobrança excessiva que tinha comigo mesma, além do excesso de informações e das redes sociais como Instagram e Twitter. Causava comparações, mais cobranças e sentimento de fracasso e invalidez. Atualmente consigo dosar o tempo que uso, parei de seguir pessoas que eu considero o conteúdo tóxico para minha saúde mental”.

Enfrentou fofocas

Imagem ilustrativa da imagem Modismos na internet levam jovens a ter crises de ansiedade e depressão
A modelo Ariadne Tomaz, 25 anos, sabe bem o quanto é difícil manter a saúde mental boa diante de comentários ruins e críticas |  Foto: Kadidja Fernandes/ AT

A modelo Ariadne Tomaz, 25 anos, trabalha com a internet e sabe bem o quanto é difícil manter a saúde mental boa diante de comentários ruins e críticas.

Ela contou que já passou por situações que dispararam crises de ansiedade, mas hoje consegue equilibrar os retornos que seus seguidores dão. “Quando resolvi trabalhar com a internet, sabia que essa parte seria difícil. Já fui alvo de fofocas e recentemente recebi mensagens maldosas sobre mim. É uma coisa que me deixa triste. É bem ruim, já chorei em algumas situações, mas aprendi a superar isso”.

Maioria das meninas usa aplicativos para mudar imagem

Uma pesquisa foi realizada em dezembro de 2020 e revelou o impacto do uso das redes sociais e filtros na autoestima de meninas entre 10 e 17 anos.

No Brasil, 84% das jovens com 13 anos já aplicaram um filtro ou usaram um aplicativo para mudar sua imagem em suas fotos, segundo o estudo. Especialistas dizem que o resultado mostra como as redes sociais podem afetar negativamente a saúde mental e a autoestima dos adolescentes.

A psicóloga especialista em crianças e educadora parental da Upuerê Educação Infantil, Talita Espíndula, explica que a partir dos 12 anos o cérebro se organiza para se adaptar às mudanças corporais da idade e a influência de filtros e edições da própria imagem podem atrapalhar esse desenvolvimento.

“O cérebro precisa se reorganizar e se reeditar para entender que esse corpo está mudando e tem um trabalho dobrado para isso. E nesse contexto vem o aplicativo que faz o trabalho contrário, então realmente é muito perigoso a gente ver o uso, cria uma desorganização de imagem real com imagem ideal e o cérebro não consegue acompanhar isso bem”.

Como as bases do autoconceito não estão bem estabelecidas, por causa da idade, os jovens tendem à influência externa, mesmo que não sejam seus familiares, pontua a psicóloga e professora da UVV, Jucineide Wandekoken.

“Sendo assim, avaliações negativas vindas de ‘outros’ nas mídias interativas são fatores de risco, tornando os jovens mais vulneráveis para problemas relacionados à sua saúde mental, dentre eles, a depressão e a ansiedade”.


A PESQUISA


  • 84% das meninas usam aplicativos de retoque de imagem aos 13 anos para distorcer sua aparência na internet
  • 78% delas tentam mudar ou ocultar pelo menos uma parte ou característica de seu corpo que não gostam antes de postar uma foto de si mesmas nas redes sociais.
  • 35% das jovens brasileiras dizem se sentirem “menos bonitas” ao verem fotos de influenciadores e celebridades nas redes sociais.
  • 60% das que passam de 10 a 30 minutos editando as imagens dizem ter baixa autoestima.
  • Entre 10 e 17 anos é a idade das meninas entrevistadas

Fonte: Projeto Dove pela Autoestima.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: