Ministros, médicos e juristas debatem em Vitória temas para melhorar a saúde
De segunda a quarta-feira, ministros, médicos e juristas debatem temas como telemedicina, rol de procedimentos e novas tecnologias
Escute essa reportagem
Promover o diálogo entre justiça e saúde para debater temas urgentes dos sistemas público e suplementar de saúde no Brasil. Com essa proposta, o 9º Congresso Brasileiro Médico e Jurídico da Saúde (ComedJus) traz ministros e outras autoridades nacionais a Vitória, nesta segunda-feira (29), a partir das 17 horas.
Os ministros Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Paulo Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além do presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello Filho, e do presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, estão entre os palestrantes.
A assistência de saúde de qualidade para a população está no centro das discussões do evento, que vai até quarta-feira (31), no Centro de Convenções de Vitória.

A presidente da Associação Brasileira de Advogados em Saúde (Abras), Clenir Sani Avanza, defende que esse diálogo entre os campos ajuda na elaboração de intervenções aos problemas estruturais da saúde brasileira.
“É fundamental que esse diálogo, entre os sistemas de Saúde e de Justiça, seja fomentado. A Saúde ainda enfrenta imensos obstáculos para chegar à população que precisa da assistência pública ou da saúde suplementar com a qualidade necessária”.
Questões atuais, como o rol da ANS, a telemedicina, a bioética, a violência obstétrica e as novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS), compõem a programação do evento.
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), Fabrício Gaburro, irá coordenar a mesa de debates e apontar os problemas do sistema público de saúde no Espírito Santo.
“Garantir uma assistência de saúde de qualidade para a população exige uma gestão séria, responsável, que se paute por garantir as melhores condições possíveis de trabalho ao profissional de saúde e, principalmente, um atendimento de qualidade ao cidadão capixaba”.
A interface entre direito e saúde ganhou notoriedade com o crescimento das demandas judiciais por acesso à saúde.

Saiba mais
Inscrições
- As inscrições serão encerradas hoje, às 12h. Quem se interessar, pode acessar o site www.congressomedicojuridicodasaude.com e seguir os passos de inscrição. O valor é de R$ 500. Será emitido um certificado digital, de 32 horas, para os participantes. Informações: (27) 98129-062.
Programação
Segunda (29)
- 17H: Credenciamento e boas-vindas aos congressistas.
- 18h: Abertura oficial do evento, com pronunciamento de autoridades presentes. Tema de abertura: Reflexões sobre o sistema de saúde à luz da atuação do sistema de justiça brasileiro.
Terça-feira (30)
- 9h30: Apresentação. Tema: Saúde suplementar e os novos desafios frente à crise sanitária e econômica. Normas e regulação dos planos de saúde.
- 11h40: Apresentação. Tema: Medicamentos, vacinas e incorporação de novas tecnologias no sistema de saúde brasileiro.
- 15h: Apresentação: Tema: Bioética e telemedicina.
Quarta (31)
- 9h40: Apresentação. Tema: Violência obstétrica, políticas públicas de saúde e o sistema de justiça.
- Programação completa: www.congressomedicojuridicodasaude.com.
Fonte: ComedJus.
Comentários