Mascote da Copa conquista pacientes de unidade de saúde
Funcionária da unidade de saúde da Praia do Suá faz sucesso ao criar o La’SUS para chamar atenção sobre o câncer de próstata
Escute essa reportagem

A ideia era apenas chamar a atenção para o Novembro Azul, campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, mas ao criar uma versão do mascote da Copa do Mundo, a agente de saúde Rose Justiniano, 55, viu sua “arte” ganhando destaque em todo Brasil.
Com uma bola de vinil, um pedaço de tecido azul e uma fita do Brasil, Rose criou o La’SUS, em homenagem ao Sistema Único de Saúde, que já conquistou pacientes na unidade de saúde da Praia do Suá, em Vitória.
O nome é uma referência ao La’ eeb, mascote oficial da Copa do Mundo 2022 no Catar, que representa o lenço tradicional que os homens usam no país.
“Na quarta-feira, véspera do jogo do Brasil, saí na hora do almoço para comprar os materiais que precisava, sentei no auditório e fiz. Estamos no Novembro Azul e estamos tendo consultas especiais para os homens. Pensei em fazer o bonequinho e associá-lo à Copa porque, geralmente, os homens gostam de futebol”, contou a agente de saúde.
A repercussão veio após a imagem ser postada por Rose em um grupo da comunidade. “Nunca pensei que teria todo esse impacto. Já fiz outros bonecos para a unidade”.
O sucesso já é tanto que a agente recebeu a missão de confeccionar mais 30 “mascotes” para as unidades de saúde da capital.
“O prefeito quer que eu faça 30 bonecos iguais, para colocar um em cada unidade de saúde. Já mandei a lista de material que precisa ser comprado”, explicou.
“Não mexo com decoração, não tenho formação, porém eu gosto muito de fazer. Pesquiso na internet e chamo alguns colegas para me ajudar”, afirmou a agente, que trabalha na unidade há 20 anos.
A diretora da unidade de saúde da Praia do Suá, Kátia Aparecida Fardini, destacou que os servidores ficaram surpresos com todo o sucesso do mascote da unidade. “Já tivemos várias pessoas pedindo para tirar foto com ele”.
Se a ideia era chamar a atenção dos homens para o Novembro Azul, Kátia aproveita para fazer o convite: “Os homens que não fizeram sua consulta de rotina estão convidados a vir na unidade”.
Comentários