Mais duas faixas na Reta do Aeroporto
Escute essa reportagem

O governo do Estado assumiu a administração da Reta do Aeroporto – principal ligação entre os municípios de Vitória e da Serra. Com isso, a via passará por obras de modernização, ganhando mais duas faixas para veículos e uma ciclovia.
No trecho, localizado ao fim da avenida Fernando Ferrari, na capital, circulam cerca de 55 mil veículos por dia. A transferência foi oficializada ontem entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão do governo federal, e o governo do Estado.
As obras que serão realizadas fazem parte do mesmo projeto do Trevo de Carapina, que já teve a ordem de serviço assinada.
A Reta do Aeroporto, que hoje tem duas pistas de cada lado, vai passar a ter três faixas em cada sentido. O radar de velocidade será mantido. Já a ciclovia terá 3 km de extensão, indo até o município da Serra, próximo ao viaduto de Carapina.
“Necessitávamos dessa transferência, por se tratar de um trecho federal. A Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei que autorizou o Estado a receber esse trecho. Enquanto o Contorno do Mestre Álvaro não fica pronto, essa obra dará um melhor fluxo na região”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande.
O projeto prevê, ainda, a eliminação de semáforos que causam congestionamento na região, principalmente em frente ao Apart Hospital, em Carapina, na Serra.
Com isso, uma nova passagem será construída entre os dois municípios, por baixo da Reta do Aeroporto. A empresa responsável pela obra ainda vai definir se será um túnel ou um viaduto.
Essa nova ligação terá início em uma via que será construída ao lado do Hotel Ibis, e dará acesso à avenida João Palácio, próximo ao Shopping Mestre Álvaro, no Bairro de Fátima. Por essa passagem, será possível acessar Jardim Camburi, Bairro de Fátima e Eurico Salles, além de fazer o retorno.
“A empresa já está desenvolvendo os projetos. A obra deve ser iniciada pelo trecho da Reta do Aeroporto ainda no primeiro semestre deste ano”, afirmou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
Toda obra será concluída em dois anos, segundo o governo. O investimento é de R$ 76,53 milhões.
Saiba mais
Reta do Aeroporto
- A chamada Reta do Aeroporto é um trecho da BR-101 que faz ligação entre os municípios de Vitória e Serra.
- A via possui 2,9 quilômetros, tendo início ao fim da avenida Fernando Ferrari, na capital, e terminando na BR-101, em Carapina, na Serra.
- O trecho era de responsabilidade do governo federal e leva esse nome por estar próximo ao antigo terminal do aeroporto de Vitória.
Transferência
- A Reta do Aeroporto foi transferida ontem, oficialmente, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão do governo federal, para o governo do Estado.
Mais faixas e ciclovias
- Hoje, a Reta do Aeroporto possui duas pistas de cada lado. Com as obras anunciadas, a via passará a contar com três faixas em cada sentido.
- Já a ciclovia terá três quilômetros de extensão, indo até o município da Serra, próximo ao viaduto de Carapina.
- O radar de velocidade da via será mantido.
Trevo de Carapina
- As obras que serão realizadas na Reta do Aeroporto fazem parte do mesmo projeto do Trevo de Carapina, que já teve a ordem de serviço assinada.
- Os serviços custarão R$ 76,53 milhões e serão realizados pelo consórcio Trevo Carapina, empresa que venceu a licitação.
- O prazo de entrega é de dois anos.
O que será feito
- Ampliação: o trecho entre as duas cidades, que hoje tem duas pistas de cada lado, vai passar a contar com três faixas em cada sentido.
- Fim do semáforo: os semáforos que causam congestionamento serão eliminados, principalmente, em frente ao Apart Hospital, onde a retenção de veículos é mais crítica.
- Nova ligação: uma nova passagem será construída entre os dois municípios, por baixo da Reta do Aeroporto, na altura do Hotel Ibis.
- A empresa responsável pela obra ainda vai definir se será um túnel ou um viaduto.
- Essa nova ligação terá início em uma via que será construída ao lado do hotel, e dará acesso à avenida João Palácio, próximo ao Shopping Mestre Álvaro, no Bairro de Fátima.
- Por essa passagem, será possível acessar bairros como Jardim Camburi, em Vitória; e Bairro de Fátima e Eurico Salles, na Serra, além de fazer o retorno.
Fonte: Governo do Estado.
Comentários