X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mais de 60 universidades aceitam o Enem no exterior

Dessas, 51 instituições que têm acordo com o MEC são de Portugal. Inscrições para o exame nacional acabam nesta sexta


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 60 universidades aceitam o Enem no exterior
Renato Alves Santos, 19, sonha em cursar Direito nos Estados Unidos e está se preparando para o Enem deste ano |  Foto: Leone Iglesias/AT

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 terminam nesta sexta-feira, e já tem  candidato sonhando em conquistar uma vaga fora do País. Isso porque a nota da prova já é aceita em mais de 60 universidades e instituições pelo mundo. 

Só em Portugal, são 51 instituições que têm acordo com o Ministério da Educação (MEC) e aceitam a nota do Enem dos candidatos brasileiros como substituição das provas de seleção. 

Leia mais sobre Cidades aqui

Além disso, faculdades na Europa e Estados Unidos aceitam o Enem como uma das etapas de seleção, comprovação de conclusão do ensino médio ou componentes que comprovem a eficiência de aproveitamento do aluno durante a vida escolar.

O estudante Renato Alves Santos, 19, sonha em cursar Direito nos Estados Unidos e para isso está se preparando para o Enem deste ano.

“Desde sempre tive a curiosidade, aquela vontade de ir para fora do País e ter novas experiências. Depois que descobri que poderia usar o Enem, para conseguir fazer isso, foi extraordinário!”, comenta o aluno,  que já pensa em  algumas opções para tentar a vaga como a Universidade de Nova Iorque, Northwestern University e Temple University.

A nota do Enem cada vez mais é vista com prestígio pelas instituições no exterior, como observa a doutora em Educação Edna Tavares, diretora do Centro Educacional Sonho Meu (Cesm). 

“A nota do Enem é vista com muita importância e com relevância no exterior, especialmente nos países que possuem convênios e acordos estabelecidos com o Brasil, como Portugal”, destaca. 

Além disso, ela acredita que pelo  Enem ser uma avaliação padronizada que mede o  desempenho do aluno, se torna um critério mais equitativo e  justo para a seleção dos estudantes estrangeiros.

O diretor do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Mário Broetto, também acredita que o Enem é considerado um bom instrumento de seleção de candidatos. 

“É uma avaliação que consegue aferir as habilidades e competências do aluno, transformando-as em uma escala numérica que traduz o perfil do candidato com razoável precisão. Por ser um exame que possui a chancela do MEC, tem muita credibilidade em outros países”.

Estudar fora deve ser projeto de vida

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 60 universidades aceitam o Enem no exterior
Laura Fernandes se preparou desde a infância e vai estudar nos EUA |  Foto: Leone Iglesias/AT

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece em novembro, nos dias 5 e 12, mas a preparação, principalmente para quem quer estudar fora do País,  tem de começar muito antes. 

Os especialistas defendem que esse deve ser um projeto de vida do aluno e também da família. Como foi o caso da estudante Laura Fernandes Paiva, 18 anos, que faz a prova do Enem desde o 9º ano do ensino fundamental.

Com essas notas, ela foi aprovada três vezes na Ufes e uma vez na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desempenho que ela usou para preencher o quesito de honraria em admissões de faculdades nos Estados Unidos. 

Laura conseguiu ser aprovada em quatro universidades americanas e em julho realizará seu sonho de começar a estudar nos EUA, na Universidade da Flórida.

“O processo seletivo das universidades americanas é complicado, então tive de mandar uma série de coisas, como: boletim escolar, lista de atividades extracurriculares, cartas de recomendação de professores do ensino médio, exame de proficiência em inglês”. 

Uma das orientações que o coordenador do ensino médio da Escola Monteiro, Elio Serrano, dá aos alunos é que o sonho de estudar fora do País tem de ser uma meta de vida, um objetivo comum entre o aluno e a família, com o apoio da escola.   

“Quanto mais cedo esse projeto de vida começa, maiores as chances de um bom desempenho do aluno. Tem de ter um bom desempenho, uma boa fluência na língua, entre outros quesitos”, destaque. 

Para realizar esse sonho, antes de tudo, segundo o diretor do Colégio UP, Fábio Portela, é preciso, além de uma boa nota no Enem, um bom desempenho no ensino médio e autoconhecimento.   

“Cada universidade estabelece suas próprias regras para aceitar a nota do Enem. O ideal é ficar de olho nos sites das instituições de fora onde você deseja estudar para não perder os prazos. Além disso, entenda seu perfil acadêmico. Essa é uma parte importante do processo de estudar no exterior, na medida em que ajuda a evitar o que não está ao seu alcance ou te impulsiona a ir atrás do que não achava ser possível”.


Saiba Mais

Enem 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta no site do Inep: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.  

Ele avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Além de ser usado para ingressar em instituições do exterior, instituições de ensino públicas e privadas no Brasil utilizam o Enem para selecionar estudantes. 

Também serve de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Algumas opções

Portugal

Universidade de Coimbra

A instituição aceita candidaturas de estudantes brasileiros que fizeram o Enem nos últimos cinco anos (2022, 2021, 2020, 2019 ou 2018) e que tenham o diploma do ensino médio. As notas do Enem têm pesos diferentes para cada curso que podem ser consultados nos site da instituição: https://www.uc.pt/brasil/graduacao/enem/notas-enem.  

Universidade do Algarve

Os Candidatos brasileiros precisam ter realizado Enem de qualquer uma das edições anteriores e obtido um mínimo de 500 pontos na prova de Redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das outras provas. Inf.: https://www.ualg.pt/estudante-internacional-brasil

Instituto Politécnico de Beja

A instituição aceita  candidaturas de estudantes brasileiros que fizeram o Enem nos últimos quatro anos e com classificação final igual ou superior a 500 pontos. É preciso ficar atento ao período de inscrições. Inf.: https://www.ipbeja.pt/alunos/EstudInternacional/Paginas/OiBrasil.aspx.

Instituto Politécnico de Coimbra

O Acesso com o Enem tem de cumprir os seguintes requisitos: ter sido feito nos últimos quatro anos; ter média global superior a 500; e notas especificamente exigidas para cada licenciatura, que pode ser consultada pelo site: https://www.ipc.pt/ipc/internacional/estudante-internacional/acesso-e-ingresso/pais-de-origem/

Universidade de Aveiro

Os estudantes brasileiros com a nota do Enem podem se candidatar sem terem de realizar exames de acesso. Os candidatos devem ter um mínimo de 475 pontos em todas as componentes da prova. O  processo de candidatura é totalmente on-line pelo site: https://www.ua.pt/

Universidade de Lisboa

Para os candidatos brasileiros  que completaram o ensino médio no Brasil, poderão ser aplicáveis as notas obtidas no Enem  no ano vigente e nos três anos  anteriores. As classificações mínimas devem ser consultadas no site: https://www.ulisboa.pt/info/concurso-para-estudante-internacional-1o-e-2o-ciclos.

Universidade do Porto

A Candidatura com a nota do Enem é feita on-line, no site da faculdade. É preciso ter nota mínima de 475 ponto.  Brasileiros podem ter descontos nas mensalidades. Informações: https://www.up.pt/portal/pt/estudar/estudantes-internacionais/concurso-especial/

Instituto Politécnico de Viseu (IPV) 

O IPV aceita os resultados do Enem no seu processo seletivo de graduação, facilitando a candidatura de estudantes brasileiros. Informações: https://www.ipv.pt/homepage/estudar/internacional/internacional-estuda/.

Leia mais 

Novo mergulhão para melhorar o trânsito na Serra

Família de gerente de banco será indenizada após sequestro em Vila Velha

Universidade dos Açores

Os candidatos brasileiros estão dispensados do exame para ingressar desde que tenham feito o Enem do ano vigente ou dos últimos três anos antes, além de ter nota igual ou superior a 475 pontos. Informações: https://novoportal.uac.pt/pt-pt/estudantes-da-cplp#condi-es-de-acesso-e-ingresso.  

Universidade Autônoma de Lisboa (UAL)

Os alunos que fizeram o Enem em 2023 ou que o tenham feito nos dois anos anteriores (2022 ou 2021), ficam dispensados da realização das provas internas desde que comprovem, por meio da apresentação da ficha da prova, o desempenho mínimo de 475 pontos nas provas objetivas. Informações: https://autonoma.pt/wp-content/uploads/UAL_2023_2024_QUADRIPTICO_518x21cm_AF-3.pdf.

Universidade Europeia

Os candidatos que tenham tido aprovação no Enem podem ser dispensados da realização de exames escritos e orais, desde que apresentem declaração de aprovação no Enem com as notas obtidas, diploma do ensino médio e histórico acadêmico com indicação da aprovação e nota média. Inf: https://www.europeia.pt/sobre-ue/regulamentacao/.

Universidade Portucalense (UPT)

Caso o estudante pretenda utilizar o Enem como prova de ingresso para o acesso 2022/2023, a UPT aceita a nota do exame realizado após 2019 e no qual os candidatos tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 500 pontos. Mais informações: www.upt.pt.

Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia)

Para usar o Enem na candidatura a um curso de licenciatura do Ipmaia, o estudante deverá ter uma classificação mínima na prova de 475 pontos. Se não atingiu a nota mínima ou não realizou o Enem, pode  fazer uma prova de ingresso institucional. Mais informações: www.ipmaia.pt.

Universidade Católica Portuguesa

A nota de Enem pode ser utilizada para o ingresso nessa universidade. É válido lembrar que alguns cursos não aceitam esse exame. Para mais informações, acesse o site oficial da instituição: ucp.pt.

ESSAlcoitão - Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Brasileiros que completaram o ensino médio podem utilizar o Enem como etapa de ingresso na escola. No caso de empate entre candidatos que apresentem esse exame como prova de ingresso, são privilegiadas, por ordem decrescente, as notas na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Mais informações: essa.pt

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Aceita candidaturas de estudantes brasileiros que fizerem o Enem no ano corrente ou três anos  anteriores ao da candidatura e que tenham diploma do ensino médio. Mais informações: www.esenfc.pt.

Universidade Beira Interior

Estudantes que fizeram a prova do Enem podem tentar uma vaga nessa universidade portuguesa. Além de apresentar a declaração com as notas obtidas no Enem, o interessado precisa enviar à instituição o certificado de conclusão do ensino médio. Para mais informações, acesse o site https://www.ubi.pt/.

Universidade Lusófona

Brasileiros podem tentar uma candidatura nessa universidade após se formarem no ensino médio por meio do Enem realizado nos últimos cinco anos. Mais informações: www.ulusofona.pt.

Instituto Superior D. Dinis

Os interessados podem utilizar a nota do Enem para o ingresso. Ela é válida tendo sido realizada no ano  da candidatura ou nos três anos anteriores. Mais informações: www.isdom.pt.

Business e Economics School

É outra faculdade que permite o Enem como forma de ingresso. A escala de classificação portuguesa funciona de 0-200 pontos e a do Enem de 0-1000 pontos; para conversão das classificações, o aluno deverá dividir a nota obtida no Enem por cinco. Mais informações podem ser encontradas no site www.isg.pt.

Isla Santarém 

Com a nota do Enem, o estudante tem a possibilidade de se inscrever para cursar a faculdade. Tem validade a prova que foi realizada nos últimos cinco anos. Mais informações: www.ensinolusofona.pt.    

Canadá

Universidade da Colúmbia Britânica

Os requisitos gerais de admissão são: apresentar o certificado original de conclusão do  ensino médio e ter feito o Enem. Para ingressar na universidade, o aluno também é avaliado com base no histórico do ensino médio e nos resultados de testes padronizados. Também é preciso ter competência na língua inglesa. Mais informações: www.ubc.ca.

Universidade de Toronto

Para ser admitido na Universidade de Toronto, o estudante deve apresentar o certificado de conclusão do ensino médio e também ter realizado o Enem. Cada curso oferecido também possui requisitos que devem ser levados em consideração. Também é preciso ter competência na língua inglês. Mais informações: future.utoronto.ca.

Estados Unidos    

Universidade de Nova York

A instituição aceita a candidatura de estudantes  que enviarem o certificado de conclusão do ensino médio, realizarem o Enem e enviarem três anos de transcrições, ou seja, um documento que inclui as realizações e resultados do aluno ao longo do ano letivo. Um teste que comprove a competência na língua inglesa também é necessário. Outras informações: www.nyu.edu.

Universidade Northwestern 

O site da universidade afirma que o histórico escolar oficial do ensino médio e boletim escolar são requisitos básicos para dar entrada a uma candidatura na universidade. A nota do Enem pode ser apresentada nessa leva de documentos. Mais informações: www.northwestern.edu.    

Irlanda 

University College Cork

O interessado precisa  apresentar o certificado de conclusão do ensino médio, ter cursado o primeiro ano em uma universidade e obtido média mínima 7, podendo chegar a 9 dependendo do curso escolhido. Ele também deve apresentar o resultado do Enem. Mais informações no site www.ucc.ie/en

University College Dublin

Segundo o site da instituição, a obtenção do certificado de conclusão de ensino médio e o Enem são exigidos para cursos competitivos. Cada um possui uma pontuação diferente, que é necessária para a aprovação. Mais informações: www.ucd.ie.

Reino Unido

Birkbeck Universidade de Londres

Se quiser fazer parte da Birkbeck, o aluno deve apresentar o certificado de ensino médio, resultados do Enem e também estudar um ano pelo Programa de Fundação de Graduação (PFG), voltado para preparar alunos internacionais. Candidatos que tenham concluído um ano de curso em universidade e que tenham conseguido nota acima de 7,5 são considerados para ingresso direto. Mais informações: www.bbk.ac.uk.  

Universidade de Glasgow

Com a nota do Enem, o candidato consegue concorrer  à admissão na  Glasgow International College, escola especializada em preparatórios universitários que fica no campus da universidade. Após a conclusão bem-sucedida do programa básico, o estudante avança para o ano 2 do curso escolhido para ser feito na Universidade Glasgow. Mais informações: www.gla.ac.uk

Fonte: Universidades consultadas.

Leia mais

Teatro Carlos Gomes passa por reformas após mais de cinco anos fechado

Mais de 30 pedras preciosas encontradas no ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: