Maior rotatória do Estado vai ter praça e até viadutos
Escute essa reportagem
A maior rotatória do Estado vai ganhar viadutos, faixa exclusiva para ônibus, ciclovia e uma praça pública. A obra teve início ontem na chamada “Rotatória do Ó”, em Parque Residencial Laranjeiras, na Serra.
Aguardada há anos pelos moradores do município, a obra vai acontecer em um terreno vazio em frente ao Hospital Dório Silva, entre as avenidas Eudes Scherrer, Talma Rodrigues e Copacabana, por onde passam 4 mil veículos por hora.
A rotatória terá três passagens inferiores (por baixo da pista principal), sendo duas ligando as avenidas Eudes Scherrer e Talma Rodrigues, com 400 metros de extensão. A outra, com 180 metros, dará acesso à avenida Copacabana.
O complexo viário também vai contar com duas faixas exclusivas para ônibus, sendo uma de 1,2 quilômetro entre o Terminal de Laranjeiras e a rotatória, e outra de 1 quilômetro, indo da rotatória até a altura da empresa Viminas. Todas as avenidas vão ganhar mais faixas para o tráfego de veículos, além das vias para os coletivos.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano da Serra, Mirian Soprani, a obra vai desafogar o trânsito na região, agilizar a ligação entre os terminais de Laranjeiras e Jacaraípe e aumentar a capacidade de veículos das vias, consideradas as principais da cidade.
“Além de ter o resultado imediato de melhorar o trânsito no local, retirando ônibus e caminhões da rotatória, o projeto é a primeira etapa para a implantação do corredor exclusivo de ônibus na Serra”, ressaltou a secretária.
Praça
Além das vias, a rotatória também vai ter uma praça em sua parte central, com pista de skate e estacionamento público para 200 veículos.
“É uma obra impactante, pois vai ligar grandes avenidas da Serra. E ela não contempla só a mobilidade urbana, já que traz uma área de lazer para os moradores da região”, afirmou o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.
A obra terá investimento total de R$ 40 milhões. De acordo com Audifax, o recurso já está todo garantido. “A atual gestão está acabando este ano, mas todo o recurso já está na conta para a próxima gestão continuar com a obra”, disse o prefeito.
SAIBA MAIS
“Rotatória do Ó”
- A rotatória fica localizada no bairro Parque Residencial Laranjeiras, no município da Serra, em frente ao Hospital Dório Silva.
- Atualmente, a rotatória conta com um terreno vazio no meio, entre as avenidas Eudes Scherrer, Talma Rodrigues e Copacabana, por onde passam 4 mil veículos por hora.
O que será feito
- Serão construídos três mergulhões (viadutos), faixa exclusiva para ônibus, ciclovia e uma praça pública.
- A Faixa exclusiva de ônibus terá extensão de 2,2 km, sendo 1,2 km do Terminal de Laranjeiras até a rotatória e 1 km da rotatória à rotatória em frente à empresa Viminas.
- A Av. Copacabana será duplicada, com inclusão de calçada e ciclovia no trecho entre a entrada de Morada de Laranjeiras e a rotatória, com extensão de 500 metros.
- A entrada da Eudes Scherrer para a rotatória terá cinco pistas, sendo duas exclusivas para ônibus e três para tráfego regular.
- A saída para a Av. Talma Rodrigues Ribeiro terá quatro pistas, sendo duas exclusivas para ônibus e duas para tráfego regular.
- A saída para as avenidas Copacabana e Paulo Pereira Gomes terá duas pistas e, ao final da obra, serão três pistas em cada sentido.
- Haverá, ainda, um estacionamento público para 200 carros, uma praça e uma pista de skate, na parte central da rotatória.
Fonte: Prefeitura da Serra.
Comentários