X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Maior rotatória do Estado vai ter praça e até viadutos


Ouvir

Escute essa reportagem

A maior rotatória do Estado vai ganhar viadutos, faixa exclusiva para ônibus, ciclovia e uma praça pública. A obra teve início ontem na chamada “Rotatória do Ó”, em Parque Residencial Laranjeiras, na Serra.

Aguardada há anos pelos moradores do município, a obra vai acontecer em um terreno vazio em frente ao Hospital Dório Silva, entre as avenidas Eudes Scherrer, Talma Rodrigues e Copacabana, por onde passam 4 mil veículos por hora.

Imagem ilustrativa da imagem Maior rotatória do Estado vai ter praça e até viadutos
Projeto mostra como será a rotatória, que está orçada em R$ 40 milhões |  Foto: Divulgação

A rotatória terá três passagens inferiores (por baixo da pista principal), sendo duas ligando as avenidas Eudes Scherrer e Talma Rodrigues, com 400 metros de extensão. A outra, com 180 metros, dará acesso à avenida Copacabana.

O complexo viário também vai contar com duas faixas exclusivas para ônibus, sendo uma de 1,2 quilômetro entre o Terminal de Laranjeiras e a rotatória, e outra de 1 quilômetro, indo da rotatória até a altura da empresa Viminas. Todas as avenidas vão ganhar mais faixas para o tráfego de veículos, além das vias para os coletivos.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano da Serra, Mirian Soprani, a obra vai desafogar o trânsito na região, agilizar a ligação entre os terminais de Laranjeiras e Jacaraípe e aumentar a capacidade de veículos das vias, consideradas as principais da cidade.

“Além de ter o resultado imediato de melhorar o trânsito no local, retirando ônibus e caminhões da rotatória, o projeto é a primeira etapa para a implantação do corredor exclusivo de ônibus na Serra”, ressaltou a secretária.

Praça

Além das vias, a rotatória também vai ter uma praça em sua parte central, com pista de skate e estacionamento público para 200 veículos.

“É uma obra impactante, pois vai ligar grandes avenidas da Serra. E ela não contempla só a mobilidade urbana, já que traz uma área de lazer para os moradores da região”, afirmou o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

A obra terá investimento total de R$ 40 milhões. De acordo com Audifax, o recurso já está todo garantido. “A atual gestão está acabando este ano, mas todo o recurso já está na conta para a próxima gestão continuar com a obra”, disse o prefeito.


SAIBA MAIS


“Rotatória do Ó”

  • A rotatória fica localizada no bairro Parque Residencial Laranjeiras, no município da Serra, em frente ao Hospital Dório Silva.
  • Atualmente, a rotatória conta com um terreno vazio no meio, entre as avenidas Eudes Scherrer, Talma Rodrigues e Copacabana, por onde passam 4 mil veículos por hora.

O que será feito

  • Serão construídos três mergulhões (viadutos), faixa exclusiva para ônibus, ciclovia e uma praça pública.
  • A Faixa exclusiva de ônibus terá extensão de 2,2 km, sendo 1,2 km do Terminal de Laranjeiras até a rotatória e 1 km da rotatória à rotatória em frente à empresa Viminas.
  • A Av. Copacabana será duplicada, com inclusão de calçada e ciclovia no trecho entre a entrada de Morada de Laranjeiras e a rotatória, com extensão de 500 metros.
  • A entrada da Eudes Scherrer para a rotatória terá cinco pistas, sendo duas exclusivas para ônibus e três para tráfego regular.
  • A saída para a Av. Talma Rodrigues Ribeiro terá quatro pistas, sendo duas exclusivas para ônibus e duas para tráfego regular.
  • A saída para as avenidas Copacabana e Paulo Pereira Gomes terá duas pistas e, ao final da obra, serão três pistas em cada sentido.
  • Haverá, ainda, um estacionamento público para 200 carros, uma praça e uma pista de skate, na parte central da rotatória.

Fonte: Prefeitura da Serra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: