Licenciamento de veículos vai ser feito sem sair de casa
Escute essa reportagem
Os proprietários de veículos registrados no Espírito Santo agora contam com uma nova ferramenta: a versão eletrônica do documento do automóvel.
Com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e), o documento não será mais emitido nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), nem vai ser encaminhado para o endereço dos proprietários.
Ele poderá ser impresso pelo próprio proprietário em papel comum e terá a mesma validade da versão atual, uma vez que será certificado por um QR Code (código de segurança) específico. Poderá também ser usado na versão eletrônica no celular ou tablet.
O CRLV-e dispensa o pagamento da taxa de postagem pelos Correios e está disponível para veículos licenciados a partir de 2019.
Assim como a CNH Digital, aplicativo do Detran-ES que disponibiliza a carteira de motorista em aparelhos eletrônicos, o CRLV-e traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do físico.
“É uma opção interessante para que o condutor esteja sempre de posse do documento ao conduzir veículo e possa apresentá-lo em caso de abordagem, por exemplo”, explicou o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira.
“O CRLV-e tem, ainda, a vantagem de poder compartilhar o documento em formato PDF com assinatura digital e pode substituir a necessidade de uma cópia autenticada do documento original”, completou.
O condutor pode escolher se deseja usar o documento na versão impressa ou digital. No entanto, Givaldo ressalta que é importante ter a versão impressa, para casos de falha no aparelho.
Outra novidade é que o proprietário do veículo, em caso de perda do documento, poderá imprimir a segunda via, sem precisar se dirigir até uma unidade do Detran-ES, nem pagar taxa de serviço.
“Todo ano, imprimimos cerca de um milhão de papéis, e isso gera um custo. Com a implantação da CRLV-e, estamos gerando uma economia para o órgão”, disse.
Procedimento pela internet

Site do Detran-ES
> Os proprietários de veículos registrados no Estado podem acessar o documento do automóvel por meio eletrônico.
> O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico, o CRLV-e, está disponível para veículos licenciados a partir de 2019.
> Pode ser impresso em papel comum no site do Detran-ES pelos proprietários de veículos.
para isso, basta o condutor entrar no site do Detran-ES (www.detran.es.gov.br).
> Na página do serviço, o interessado deverá informar a placa e o Renavam do veículo, o CPF ou CNPJ do proprietário e o código de segurança que consta no Certificado de Registro de Veículo (CRV).
> Para quem já possui a CNH Digital, basta atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e adicionar o CRLV-e, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV, antigo DUT).
> A impressão também pode ser feita por meio do Portal de Serviços do Denatran.
> A CRLV-E é protegido por uma senha de quatro dígitos. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário.
> Para O procedimento para a CRLV-e não é necessário o comparecimento do proprietário ao Detran-ES.
> O CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do seguro obrigatório (DPVAT).
Fonte: Detran-ES.
Comentários