X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Licenciamento de veículos vai ser feito sem sair de casa


Ouvir

Escute essa reportagem

Os proprietários de veículos registrados no Espírito Santo agora contam com uma nova ferramenta: a versão eletrônica do documento do automóvel.

Com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e), o documento não será mais emitido nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), nem vai ser encaminhado para o endereço dos proprietários.

Ele poderá ser impresso pelo próprio proprietário em papel comum e terá a mesma validade da versão atual, uma vez que será certificado por um QR Code (código de segurança) específico. Poderá também ser usado na versão eletrônica no celular ou tablet.

O CRLV-e dispensa o pagamento da taxa de postagem pelos Correios e está disponível para veículos licenciados a partir de 2019.

Assim como a CNH Digital, aplicativo do Detran-ES que disponibiliza a carteira de motorista em aparelhos eletrônicos, o CRLV-e traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do físico.

“É uma opção interessante para que o condutor esteja sempre de posse do documento ao conduzir veículo e possa apresentá-lo em caso de abordagem, por exemplo”, explicou o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira.

“O CRLV-e tem, ainda, a vantagem de poder compartilhar o documento em formato PDF com assinatura digital e pode substituir a necessidade de uma cópia autenticada do documento original”, completou.

O condutor pode escolher se deseja usar o documento na versão impressa ou digital. No entanto, Givaldo ressalta que é importante ter a versão impressa, para casos de falha no aparelho.


Outra novidade é que o proprietário do veículo, em caso de perda do documento, poderá imprimir a segunda via, sem precisar se dirigir até uma unidade do Detran-ES, nem pagar taxa de serviço.

“Todo ano, imprimimos cerca de um milhão de papéis, e isso gera um custo. Com a implantação da CRLV-e, estamos gerando uma economia para o órgão”, disse.


Procedimento pela internet

Imagem ilustrativa da imagem Licenciamento de veículos vai ser feito sem sair de casa
Motorista acessa aplicativo do Detran para imprimir documento do veículo. Serviço também pode ser feito por site |  Foto: Beto Morais/AT

Site do Detran-ES

> Os proprietários de veículos registrados no Estado podem acessar o documento do automóvel por meio eletrônico.

> O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico, o CRLV-e, está disponível para veículos licenciados a partir de 2019.

> Pode ser impresso em papel comum no site do Detran-ES pelos proprietários de veículos.
para isso, basta o condutor entrar no site do Detran-ES (www.detran.es.gov.br).

> Na página do serviço, o interessado deverá informar a placa e o Renavam do veículo, o CPF ou CNPJ do proprietário e o código de segurança que consta no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

> Para quem já possui a CNH Digital, basta atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e adicionar o CRLV-e, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV, antigo DUT).

> A impressão também pode ser feita por meio do Portal de Serviços do Denatran.

> A CRLV-E é protegido por uma senha de quatro dígitos. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário.

> Para O procedimento para a CRLV-e não é necessário o comparecimento do proprietário ao Detran-ES.

> O CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do seguro obrigatório (DPVAT).

Fonte: Detran-ES.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: