Licenciamento 2022: calendário de pagamento começa no dia 11. Veja as datas
Pagamento deve ser feito pelos proprietários de veículos que ainda não quitaram o licenciamento com a cota única do IPVA
Escute essa reportagem

O pagamento do licenciamento anual de veículos leves, como carros e motos, referentes a 2022 já começa na próxima segunda-feira (11). O valor deve ser pago pelos proprietários que ainda não quitaram o licenciamento com a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
O cidadão deve emitir o boleto para pagamento no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CBT), todos os veículos devem renovar o licenciamento com impostos, taxas e multas.
O calendário de vencimento é definido de acordo com o número final da placa do veículo. Para os veículos leves, o vencimento do licenciamento começa na próxima segunda-feira (11), para as placas terminadas em 1, e vai até o dia 28 de julho, para as placas com final 0.
O calendário referente ao vencimento do licenciamento de veículos pesados, a exemplo de caminhão, ônibus, micro-ônibus, caminhão trator, teve início em abril e vai até o dia 12 de agosto, considerando o final da placa do veículo.
CONFIRA AS DATAS:
O calendário de fiscalização do licenciamento obrigatório, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), terá início no dia 28 de agosto para os veículos leves. Já no dia 12 de setembro, começa o calendário de fiscalização para veículos pesados.
COMO EMITIR
O Documento Único de Arrecadação (DUA), assim como nos anos anteriores, deve ser impresso no site www.detran.es.gov.br. O proprietário do veículo deve acessar o serviço Emissão de boleto de Licenciamento, disponível no banner “Serviços Digitais de Veículos". O DUA inclui todos os débitos do veículo.
Após o pagamento, os proprietários deverão imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) também no site, na opção “CRLV Eletrônico”, na área de Veículos. Automaticamente, o cidadão será direcionado ao portal Acesso Cidadão, onde deve fazer o login com o mesmo CPF do proprietário do veículo ou com o E-CNPJ, nos casos de veículos em nome de Pessoa Jurídica com conta verificada e preencher os dados solicitados.
Também é possível utilizar a versão digital do documento no aparelho celular ou no tablet, baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde também está disponível o PDF do documento para impressão.
Comentários