Jovens recebem cartas escritas por eles há seis anos
Isabella Guidinelli Cardoso Ferri, de 18 anos, revelou que ficou emocionada quando leu as mensagens escritas à mão de quando ainda tinha apenas 12 anos
Escute essa reportagem
Com o advento da internet e o surgimento dos aplicativos de conversas, as cartas, para muitos jovens, são coisa do passado. Mas, 81 alunos de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, driblaram a era da internet e escreveram conselhos para si mesmos há seis anos, durante as aulas de Português, e só receberam esta semana pelos Correios.

Isabella Guidinelli Cardoso Ferri, de 18 anos, revelou que ficou emocionada quando leu as mensagens escritas à mão. Segundo ela, foi como viajar no tempo.
“Fiquei surpresa ao receber a carta, já que havia alguns anos que tinha feito, então não me recordava bem. Foi uma experiência divertida e nostálgica receber uma cartinha do meu "eu" do passado e ver quais eram os meus pensamentos, preocupações e questionamentos para o meu eu do futuro. Foi como uma pequena viagem no tempo”, disse.
Outra que ficou empolgada foi a Lia Kuster David, de 19 anos. "Hoje fui surpreendida com uma carta do meu eu do passado, de um projeto da minha professora de Português e foi uma surpresa".
Lia revelou ainda que nem lembrava mais da carta e que ao lê-la, pôde perceber como seus pensamentos mudaram.
A ideia dos jovens escreverem cartas para ler anos depois é da professora de Língua Portuguesa, Patrícia Peres Ferreira Nicolini, que desenvolve há quase 10 anos nas escolas em que trabalha o “Projeto Carta para o Futuro”, para os alunos dos 8º e 9ºs anos poderem conhecer melhor a estrutura e as características da escrita durante as aulas de produção de texto.
As oitenta e uma cartas, de acordo com ela, foram postadas no dia 25 de novembro na agência dos Correios da Praça Jerônimo Monteiro, no Centro de Cachoeiro de Itapemirim, que abraçou a iniciativa e as postou sem custos.

Patrícia contou também que na semana em que postou as cartas que foram escritas em 2015, desenvolveu o mesmo projeto nas turmas dos 9ºs anos da Escola Estadual Professora Hosana Salles.
“Elas foram recolhidas, guardadas e lacradas em uma caixa organizadora. Essa correspondência será despachada pelos Correios em 2025 para o “eu do futuro”, finalizou.
Comentários