Jovem busca ajuda para estudar na Coreia
Estudante de Letras, Hannah Dantas ganhou bolsa na Universidade de Geum, em Seul, e agora faz vaquinha para cobrir custos da viagem
Escute essa reportagem

A estudante universitária Hannah Dantas, de 21 anos, natural de Piúma, no Sul do Estado, foi contemplada com uma bolsa na Universidade de Geumgan, em Seul, na Coreia do Sul, para onde deve ir no próximo mês.
Mas, para conseguir realizar o sonho, a família da jovem, que cursa o 2º período de Letras na Universidade de São Paulo (USP), resolveu realizar uma campanha de arrecadação online, popularmente conhecida como vaquinha.
“A bolsa de estudos cobre apenas os custos de matrícula. Despesas como passagem e hospedagem sou eu quem pago”, disse a estudante, que precisa arrecadar o valor de R$ 15 mil até a próxima quinta-feira (20).
Joel Dantas, que é servidor público e pai de Hannah, está empenhado em realizar o sonho da filha e vê-la aprender a cultura de um outro país.
“Minha filha é esforçada e dedicada e esse é mais um sonho que nós vamos ajudá-la a realizar. Toda a família, além dos amigos, estão compartilhando a vaquinha nas redes sociais”, disse.
Segundo ele, além de experiência cultural e profissional, a viagem vai enriquecer o currículo de Hannah, fazendo com que ela tenha uma visão mais abrangente da sociedade.
“Hannah sempre gostou e se envolveu em causas sociais e animais, principalmente. Ela ama ajudar as pessoas. Tenho certeza que essa será, para ela, uma experiência muito enriquecedora”.
Cláudia Dantas, que é socióloga e mãe de Hannah, diz que a filha é autodidata e está sempre em busca de novas oportunidades.
O processo seletivo para a bolsa incluiu o envio de documentos, uma carta de recomendação de um professor universitário, diversos exames, comprovantes da vacinação da covid-19 e um vídeo de apresentação.
Além disso, o candidato deveria ser, também, fluente em inglês, japonês ou chinês para ministrar aulas de um dos idiomas aos universitários do campus.
“Ela já domina japonês, francês, italiano e inglês, idioma que ela vai ensinar na universidade”, explicou, orgulhosa, a mãe, que já está com saudade da filha antes mesmo do embarque.
“Ao mesmo tempo que meu coração fica apertado, sei que ela está buscando o melhor para a vida dela e vai voltar com uma bagagem incrível”, disse Cláudia.
A vaquinha acontece pelo link http://vaka.me/2616468.

“Sempre tive paixão por outras línguas e culturas”
A TRIBUNA - Como surgiu a paixão por aprender novos idiomas?
Hannah Dantas - Minha paixão por outras línguas e culturas sempre me acompanhou. Tanto que comecei a aprender minha primeira língua estrangeira aos nove anos.
Como minha família tinha dificuldades financeiras, consegui estudar quatro idiomas sozinha (inglês, japonês, italiano e francês) e recentemente comecei meu quinto: coreano.
Sempre acreditei que o estudo transformaria a minha realidade. Então procurei me empenhar ao máximo.
Já vivenciou outra experiência parecida com essa?
Em 2018, fui uma dos 50 adolescentes escolhidos entre 23 mil para representar o Brasil nos Estados Unidos por meio do Programa Jovens Embaixadores.
Tive a oportunidade de conhecer pessoas importantes que trabalham todos os dias para estabelecer relações amigáveis e saudáveis entre pessoas de todo o mundo, apesar das diferenças culturais, linguísticas, religiosas e étnicas. E pude fazer o mesmo, apesar de ter apenas 17 anos.
Passou por algum momento difícil nesse período?
No meio de tantos acontecimentos, tive que fazer uma pausa devido a questões de saúde e decidi tirar 2020 para focar em mim mesma, já que era o ano posterior a minha formação no Ensino Médio.
Como não era o meu foco passar na faculdade, fui surpreendida ao receber a notícia que tinha passado na Universidade de São Paulo em 2021, novamente em primeiro lugar.
De que forma isso mudou sua vida?
Passar na USP significou e significa muito para mim. É a única universidade que oferta o curso do jeito que eu quero e mais do que isso: oferece apoio de diversas formas para que estudantes como eu, que possuem certas dificuldades financeiras, possam conquistar seus sonhos, através de auxílios, estágios e bolsas para estudar em outras universidades em diversos países no mundo.
Como essa experiência vai agregar na sua carreira?
A experiência me proporcionará crescimento pessoal e contato com uma cultura diferente, que é uma das maiores satisfações que eu tenho. Irei me comunicar com pessoas de todo o mundo e amo a cultura coreana. Além disso, estou recebendo o apoio de amigos, colegas e familiares, que estão me dando todo o apoio moral e me ajudando a divulgar a vaquinha.
Comentários