Home office faz disparar busca por cirurgia de nariz
Escute essa reportagem
O trabalho em home office, estimulado por causa da pandemia, fez com que as reuniões online se tornassem mais constantes. O efeito zoom da videoconferência colocou as pessoas mais em contato com seu próprio rosto. Foi aí que muitos se sentiram incomodados com a própria aparência, o que fez disparar a busca pela cirurgia no nariz.

Somente nas últimas semanas, por exemplo, o Google registrou um aumento de 4.800% pelo termo “rinoplastia” (cirurgia plástica de nariz). O aumento também foi percebido por médicos. Eles acreditam que trabalhar em casa fez com que as pessoas se sentissem mais confortáveis em operar.
Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no Estado (SBCP-ES), o cirurgião plástico Ariosto Santos disse que mais pessoas têm buscado o procedimento. “Na realidade, vínhamos percebendo um aumento desde que se iniciaram as selfies”, pontuou.
“Também tem chamado a atenção o aumento pelas cirurgias na face, como pálpebras e orelhas de abano, que podem estar associadas ao uso da máscara, que evidencia essas partes”, completou.
Ariosto ressaltou que a rinoplastia é uma das cirurgias que mais requer planejamento operatório.
“O nariz está no meio da face. Qualquer mudança tem de ser muito bem discutida com o paciente. Somente nos Estados Unidos, 34% dos que operam o nariz, voltam a fazer um tipo de retoque”, alerta.
O cirurgião plástico Fabricio Regiani também percebeu aumento na procura pela cirurgia de nariz. As buscas são para efeitos estéticos e também para corrigir alguma disfunção respiratória, disse.
Ele citou que alguns pacientes chegam a mostrar os novos filtros do Instagram, que modelam o rosto, como referência para a cirurgia. “O fato de a técnica ter evoluído muito nos últimos anos tem permitido resultados com efeitos mais naturais”, destacou.
De acordo com o membro titular da SBCP e mestre em Cirurgia Plástica Paolo Rubez, a rinoplastia exige uma recuperação pouco traumática.
“Depois da cirurgia, é preciso ficar sem tomar sol durante dois meses e sem fazer atividade física. As pessoas aproveitam que estão em casa e não precisam usar as férias para operar”, pontuou.
Veio da Itália e fez mudança no Estado

Entre as pessoas que escolheram este período para mudar o nariz está a diarista Monaliza do Nascimento, de 36 anos, que mora em Milão, na Itália.
Ela decidiu aproveitar as férias no Brasil para fazer a cirurgia plástica. Monaliza realizou o procedimento no Estado há duas semanas e está em recuperação. “Tinha desejo de ter um nariz mais ‘uniforme’, pela forma do meu rosto”, relatou.
Segundo ela, a cirurgia transcorreu de forma tranquila. “Cirurgiões brasileiros são muito bem vistos no exterior e, como brasileira, confiava nisso. Não teria coragem de fazer na Itália, por exemplo. Uma cirurgia estética é algo que tem de ser bem avaliado, já que se trata de uma mudança definitiva no próprio corpo”.
Saiba mais
Rinoplastia
-
O procedimento tem como objetivo corrigir desproporções e melhorar a aparência do nariz, tornando-o mais harmonioso com o restante da face, em que também podem ser corrigidas alterações decorrentes de traumatismos.
-
A rinoplastia pode ser associada a outros procedimentos para a correção da parte funcional do nariz, como a septoplastia (desvio de septo) ou a turbinoplastia (hipertrofia de cornetos).
-
Vários aspectos do nariz podem ser modificados, como a projeção e definição da ponta, a largura da base, a abertura das narinas, o dorso nasal (giba), o perfil do nariz, assimetrias e desvios.
-
Geralmente, a internação dura, no máximo, um dia e a recuperação é pouco traumática. Depois do procedimento, é preciso repouso, mas, é possível trabalhar ou estudar.
Tecnologia
-
Uma das novas técnicas para este tipo de cirurgia é a rinoplastia ultrassônica, que apresenta muitas vantagens, como: um menor trauma operatório, maior precisão e maior controle dos elementos nasais na cirurgia, menos edema pós-operatório e estruturação mais confiável a longo prazo, entre outras.
-
Fonte: Médicos consultados.
Comentários