Harmonização dos glúteos: técnicas para ter o bumbum perfeito
Escute essa reportagem
Ser dona de um bumbum empinado, redondo e volumoso é o desejo de muitas mulheres. Para ajudá-las a realizarem esse sonho, um novo tratamento, que promete harmonizar os glúteos, vem ganhando espaço nas clínicas e consultórios médicos.

Parecido com a técnica da harmonização facial, que busca o equilíbrio entre os ângulos do rosto, esse procedimento consiste em deixar o bumbum com uma simetria “perfeita”.
Ele é capaz, ainda, de eliminar as celulites e aumentar o volume da região, já que hipertrofia o músculo. O procedimento dura em torno de 40 a 60 minutos e o paciente é liberado no mesmo dia, podendo retornar as suas atividades cotidianas.
Uma das responsáveis pela popularização dessa prática no Estado, a dermatologista Patrícia Friço esclarece que o resultado é visível logo após o procedimento, mas o melhor resultado será após três a seis meses da aplicação.
“O objetivo é explorar alguns pontos anatômicos que caracterizam o bumbum ideal”, explicou a médica.
Atualmente, além da harmonização, os principais procedimentos procurados pelas mulheres são os que usam ondas eletromagnéticas, bioestimuladores e o ultrassom macrofocado.
De acordo com a dermatologista Karina Mazzini, esses métodos exigem, em média, três meses de acompanhamento. Cada sessão chega a custar entre R$ 250 a R$ 2,5 mil, a depender da necessidade da cliente e da técnica.
Quem procura um resultado mais imediato pode recorrer ao Pump Up e à corrente russa, que são capazes de deixar o bumbum mais durinho em até 30 minutos.
“Outro método queridinho pelas mulheres é o equipamento Hybrius, que estimula o colágeno pelo calor”, diz a diretora da clínica de estética Excelência, Ana Paula Brauné,
A dermatologista Juliana Drumond destaca que, praticamente, qualquer pessoa pode procurar os consultórios, exceto gestantes, pessoas com doenças autoimunes (como o lúpus) e diabéticos.
“É preciso, também, que os pacientes tenham uma prática regular de exercícios físicos e uma boa alimentação após o procedimento, pois isso garante uma maior duração dos resultados”, explicou.
Em busca do bumbum ideal
Técnicas
Harmonização dos glúteos
- A Harmonização corporal é uma técnica médica de preenchimento, que consiste na aplicação de um biomaterial no músculo, com intuito de repor volume e melhorar o contorno corporal.
- O procedimento é realizado no consultório, com anestesia local. O paciente fica consciente durante todo o procedimento.
- O resultado é visível logo após o procedimento, mas o melhor resultado será após três a seis meses da aplicação.
- O procedimento dura em torno de 40 a 60 minutos e o paciente é liberado no mesmo dia, podendo retornar as suas atividades cotidianas.
Ultrassom macrofocado
- Utilizado também para outras terapias corporais, o ultrassom macrofocado atua através de ondas de calor que são emitidas no bumbum.
- A energia térmica obtida estimula a produção de colágeno nos níveis mais profundos da pele, ajudando a firmar e a criar uma aparência mais jovem.
Bioestimuladores
- Com a injeção de algumas substâncias específicas, como a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático e a policaprolactona, estimulam uma pele mais firme e elástica, além de ajudar a levantar os glúteos.
Ondas eletromagnéticas
- A radiofrequência é um procedimento que utiliza ondas eletromagnéticas para estimular o colágeno da pele.
- O aparelho que emite a onda eletromagnética eleva a produção de colágeno da pele e também incentiva a construção de novas fibras da proteína.
Pump up
- Funciona com ventosas que fazem uma pressão nos glúteos, com uma bomba de sucção a vácuo, acompanhada de uma massagem.
- O objetivo é aumentar a produção de colágeno na região.
Corrente russa
- É um aparelho que promove a contração dos músculos, por meio de pequenos “choques”, que proporcionam um aumento da força da região e aumento do volume muscular.
Contraindicações
- No geral, os procedimentos estéticos no bumbum não devem ser feitos por: diabéticos, gestantes, além de pessoas com labirintite, doenças autoimunes (como lúpus) e feridas na região.
Cuidados
- Após fazer qualquer um dos procedimentos, a recomendação dos especialistas é que o paciente mantenha o hábito de fazer exercícios físicos, além de ter uma alimentação saudável, para prolongar os efeitos.
Comentários