Guia de etiqueta na casa de praia
Escute essa reportagem
Aproveitar os dias de calor na casa de praia de amigos ou parentes pode ser uma ótima alternativa tanto para quem busca descanso quanto para quem não dispensa uma boa diversão!
Porém, tanto anfitrião quanto hóspede precisam seguir algumas regrinhas de boa convivência para que o momento de lazer não se transforme em dias de estresse e constrangimento.
E, com a ajuda da especialista em etiqueta e comportamento Claudia Matarazzo e do produtor de eventos de luxo Walther Santos, o AT2 preparou um manual para facilitar a harmonia na casa durante a temporada de verão.
Respeito aos cães da família
A empresária Deborah Monteiro Chaves Pacheco, 37, (vestido azul) e seu marido, Marcos Pacheco, 46, (camisa vermelha) adoram receber visitas, como a do casal de amigos Márcio Arantes e Rosimara Brambati.
Ela explica que não tem problema em abrir as portas de sua casa de praia, mas algumas regras devem ser respeitadas: convidados não convidam, nada de isolamento nos quartos, e os cachorros Théo e a poodle Princesa são parte da família.
Bagunça com equilíbrio
A dona de casa Maria Rosania Alvarenga Sancca, 52, gosta de estar com a casa sempre cheia, o que inclui familiares, amigos e conhecidos. E, para ela, é importante que eles se sintam aconchegados e satisfeitos.

Porém, mesmo sendo muito dedicada à casa, ela até concorda que um pouco de bagunça pode tornar o ambiente “menos chato”, mas que é preciso buscar o equilíbrio.
“Se não tiver desorganização, fica até um pouco sem graça. O importante é se divertir e ser feliz. Mas a regra é aproveitar de forma inteligente tudo o que for disponibilizado para o bem-estar deles e deixar tudo da forma que estava antes”, salienta.
MANUAL DE BOAS MANEIRAS
ANFITRIÃO
Tempo estimado
Ao convidar, deixe claro a quantos dias o convite se estende: um fim de semana, sete dias, etc.
Dê liberdade ao hóspede
Para que seus convidados sintam-se mais à vontade, faça uma chave extra para eles poderem ir e com certa liberdade.
Acompanhantes
Ao convidar, deixe claro a quem o convite se estende. “Se for um casal, isso inclui os filhos? E se os filhos tiverem namoradas (os)? Uma boa desculpa é dizer que tem apenas um quarto para três pessoas ficarem confortáveis”, explica Walther Santos.
Acomodação
Se tiver poucos quartos livres na casa e seja necessário que o (a) hóspede divida com outra pessoa, avise isso durante o convite. E sempre coloque pessoas do mesmo sexo nas acomodações.
Festa
Se planeja uma festa, explique como ela será, o tema e o tipo de vestimenta. Assim o hóspede virá preparado e não se sentirá deslocado no evento.
Deixe as regras claras
Assim que os hóspedes chegarem, é importante mostrar a casa de forma despretensiosa e explicar as regras da residência: horários, esquema, quem cozinha, onde é a lavanderia, etc. Às vezes, até uma tabelinha de regras na geladeira pode ajudar.
Gastos
Se tiver gastos extras e for preciso dividir a conta com os convidados, é importante que isso seja acordado anteriormente.
HÓSPEDE
Agradecimento
Levar um presente como um vinho ou chocolate é uma boa forma de agradecer a hospitalidade do anfitrião. “Se quem convidou gosta de bebidas, leve uma caixa para usufruir desse presente com ele”, diz Walther.
Adaptar-se às regras da casa
Os anfitriões têm uma rotina e ela deve ser respeitada. Tente sempre chegar a um meio-termo, como não acordar nem muito cedo nem muito tarde.
Atenção
É preciso ficar atento à necessidade de levar as próprias toalhas e até roupas de cama. E também é bom ter roupas para diversas ocasiões e sempre manter a compostura.
Convite
Antes de retornar para casa, convide os anfitriões para sair e pague um jantar para eles como forma de agradecimento. Também pode-se retribuir o convite para outro momento ou mandar flores e uma champanhe com cartão personalizado no outro dia. Trata-se de uma atitude bem simpática.
Respeitar a rotina das crianças
Não “invente moda” com os pequenos. É importante que eles sigam as regras estabelecidas pela família. “Se o hóspede quiser levar as crianças para passear, por exemplo, é preciso agendar isso previamente com os pais”, explica Claudia Matarazzo.
Dê tempo livre ao anfitrião
O hóspede precisa criar sua própria agenda, dando tempo livre para que o anfitrião faça suas próprias coisas.
Cuidado ao “sentir-se em casa” demais
Não deixe malas, roupas e sapatos espalhados por todo o canto e também não chegue “pingando” areia pela casa. Se for uma pessoa festeira e não tem hora para voltar, avise isso ao anfitrião para que ambos cheguem a um acordo. Também evite o consumo excessivo de álcool, roupas muito sensuais e falar mal dos outros.
Ofereça-se para ajudar
Colocar as compras no armário, lavar a louça, varrer a casa, não importa qual seja a tarefa do dia, sempre esteja pronto para ajudar.
Convidado não convida
Não leve pessoas que não foram convidadas. Se alguém da sua parte não poderá comparecer, não substitua por um estranho aos donos da festa. Afinal, quem recebe já está contando com um número “x” de pessoas.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários