X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Grávida que recebeu falso resultado de HIV deve ser indenizada no ES

A mulher será indenizada no valor de R$ 10 mil


Ouvir

Escute essa reportagem

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) sentenciou o Estado e o município de São Mateus a indenizar uma mulher, no valor de R$ 10 mil, após ela receber um resultado falso positivo para HIV quando estava grávida.

De acordo com o processo, a paciente recebeu uma ligação de uma enfermeira do município de São Mateus, que a informou a respeito do resultado positivo para a presença do vírus HIV. Por isso, a mulher iniciou o Tratamento de Terapia Antirretroviral (TARV). No entanto, cerca de 30 dias depois, um novo exame retornou com o resultado negativo para o vírus.

Ainda segundo o processo, a grávida não foi informada que era necessário ter a confirmação do primeiro teste positivo para ter certeza do diagnóstico e começar o tratamento. 

Diante dos fatos, o desembargador entendeu que a questão ocorreu por responsabilidade do Estado, encarregado do laboratório que efetuou o exame, e do Município, já que os profissionais de saúde não informaram para a paciente sobre a imprecisão de um único exame.

Por entender que a situação ocasionou em um abalo moral à paciente, principalmente porque ela estava grávida, o desembargador manteve o valor da indenização fixado em primeiro grau.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: