Fim de semana vai ter calor acima de 40 graus
Esta é a previsão feita por institutos de meteorologia para o Estado. Médicos alertam para cuidados com crianças e idosos
Escute essa reportagem

Se o mês de janeiro foi marcado por dias chuvosos, fevereiro começou com o pé direito para quem curte dias quentes e ensolarados. As previsões dos institutos de meteorologia prometem “dois sóis” para cada um no Estado com a temperatura chegando a 40 ºC na região Noroeste, além de previsão de 39 ºC nas regiões Norte e Sul.
Quem está animada e vai aproveitar a praia em Vitória no final de semana é a modelo Isabela Nunes Ferreira, de 21 anos. “Também sou estudante de Psicologia. Estou aproveitando minhas férias e, como sou apaixonada em praia, estou curtindo esse verão”, afirma.
Hoje o dia será de poucas nuvens no Espírito Santo, devido à atuação de um sistema de alta pressão que dificulta a formação de nuvens no Estado. Não chove e faz calor em todas as regiões. O vento sopra com moderada intensidade no litoral, com possibilidade de rajadas entre o litoral sul e o metropolitano.
Amanhã, a partir da tarde, a combinação entre o calor e a umidade provoca pancadas de chuvas isoladas nas proximidades do Caparaó (trechos das regiões Sul e Serrana). Não chove e faz calor em todas as regiões. O vento sopra com moderada intensidade no litoral, com possibilidade de rajadas no litoral sul.
Apesar da alegria com o tempo firme, especialistas alertam para os cuidados com crianças e idosos diante das altas temperaturas.
A pediatra Rachel Mocelin Dias Coelho observa que, principalmente as crianças menores, podem não ter completamente o controle de temperatura corporal. Elas normalmente perdem mais líquido, por isso acabam sendo mais sensíveis ao calor extremo.
O geriatra e paliativista Alexandre Constantino de Santana lembra que pessoas idosas, especialmente acima de 80 anos e com muitos problemas de saúde, mais debilitados e acamados, necessitam de mais cuidado quando o calor é extremo, pois apresentam menos capacidade de regular a temperatura corporal e maior risco de rápida desidratação.
“Para amenizar a alta temperatura, é fundamental uma alimentação abundante em líquidos, mesmo que a pessoa idosa não sinta sede ou vontade de beber água”, ressaltou.
SAIBA MAIS
Hidratação
> O ideal é aumentar a ingestão de líquidos neste período.
> Além disso, é importante lembrar que, no calor, a comida estraga mais rápido, então é preciso ter cuidado redobrado no armazenamento dos alimentos consumidos.
> A higiene das mãos também é muito importante, visto que nesta época as gastroenterites são comuns.
> Usar roupas mais leves, boa hidratação, banhos mais frequentes (para crianças, banho com sabonete e, após brincadeiras, dar um banho só com água “para refrescar”).
> Para os idosos, o ambiente deve ser sempre bem ventilado, seja por corrente natural de ar ou por ventilador e ar-condicionado. Estes aparelhos não apresentam risco respiratório, desde que higienizados e usados para ajudar a umidificar o ambiente, por exemplo, com toalhas molhadas no mesmo local.
> Prefira roupas leves que permitam transpirar mais, como o algodão.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários