Filas e aglomeração no retorno do atendimento presencial da Justiça
Escute essa reportagem

Cenas de aglomeração e muitas filas chamaram atenção de quem passou pelos diversos fóruns da Grande Vitória nesta segunda-feira (28). O motivo foi o primeiro dia do retorno ao expediente presencial do Judiciário com atendimento ao público.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, até então os advogados, membros do Ministério Público, defensores e estagiários de Direito eram atendidos nos fóruns após fazerem agendamento prévio.
Mas a partir desta segunda começou a liberação do atendimento presencial e também para o público geral, por isso as pessoas se aglomeraram nas filas desde o início da manhã. No Fórum de Vitória, no Centro da cidade, a fila dava volta no quarteirão.
Além disso, nesta segunda voltou a contar os prazos processuais, fazendo com que as "partes" recorram ainda mais aos fóruns para acompanhar os processos.
O TJES explicou que está liberado o atendimento, mas o pedido é que preferencialmente façam o agendamento para evitar justamente a aglomeração, uma vez que há recomendação de distanciamento e restrição do número de pessoas dentro dos prédios.
Em nota, o Tribuna disse que "nessa nova etapa, que termina quando acabar o estado de emergência em saúde pública causado pela pandemia da Covid-19, passou a ser permitido o acesso de todo jurisdicionado às dependências dos prédios do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo, preferencialmente, de forma agendada".
Em caso de não agendamento, deverá ser respeitado o número máximo de pessoas em cada instalação.
Ainda na nota, o TJES disse que “destacamos que desde o início da segunda fase, no dia 24 de agosto, já era possível agendar o protocolo de documentos e o atendimento de membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados públicos e privados e estagiários de Direito”.
Comentários