X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fala Doutor

Alimentos e até desodorantes podem causar puberdade precoce

Endocrinologista diz que o contato com substâncias que interferem na ação hormonal aumenta o risco de ter o problema


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Alimentos e até desodorantes podem causar puberdade precoce
Débora Pessoa explica que ganho de peso, sedentarismo e maior exposição a dispositivos eletrônicos podem ter causado aumento de casos na pandemia |  Foto: © Divulgação

Por volta dos 8 anos nas meninas e dos 9 anos nos meninos, inicia-se o processo de puberdade. Só que, nos últimos anos, médicos afirmam que estão percebendo um aumento de casos de crianças entrando em puberdade precoce.

Uma das hipóteses para a antecipação da puberdade, segundo a endocrinologista pediátrica Débora Martins Ferreira Pessoa, é o contato com os desreguladores endócrinos, substâncias capazes de interferir na ação hormonal, que podem estar presentes em alimentos com agrotóxicos e até desodorantes.

O aumento de casos de puberdade precoce, segundo a médica, que conversou com a reportagem de A Tribuna, foi observado também durante a pandemia, e de puberdade com progressão mais rápida do que a esperada. “Entre as possíveis causas estão o ganho de peso, o sedentarismo, a maior exposição a dispositivos eletrônicos e os distúrbios do sono”.

A TRIBUNA – O que caracteriza a puberdade precoce? A partir de que idade ela é considerada precoce?

Débora Pessoa – Para entender a puberdade precoce, precisamos entender primeiro a puberdade fisiológica. A puberdade se inicia nas meninas entre 8 e 13 anos de idade, tendo como primeiro sinal o aumento das mamas (aparecimento do broto mamário) e nos meninos entre 9 e 14 anos de idade, tendo como primeiro sinal o aumento do volume testicular.

Posteriormente, ocorre o aparecimento dos pelos pubianos, pelos axilares, acne e odor axilar. Nos meninos, ainda ocorre o aumento do tamanho peniano e nas meninas a primeira menstruação. Considera-se puberdade precoce quando esses sinais puberais surgem antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 anos nos meninos.

Quais sinais os pais devem estar atentos de que a criança está entrando em puberdade precoce?

Nas meninas, os pais devem estar atentos caso surjam os seguintes sinais antes dos 8 anos: aumento das mamas (aparecimento do broto mamário), surgimento dos pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar e menstruação.

Nos meninos, os pais devem estar atentos caso surjam os seguintes sinais antes dos 9 anos: aumento do volume testicular, aumento do tamanho peniano, surgimento dos pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne, engrossamento da voz e surgimento de barba.

Existem alimentos ou outros fatores que podem desencadear a puberdade precoce?

Uma das hipóteses para a antecipação da puberdade é o contato com os desreguladores endócrinos, que são substâncias capazes de interferir na ação hormonal. Essas substâncias podem estar presentes em materiais plásticos, cosméticos, produtos de higiene pessoal e até alimentos com agrotóxicos.

Por isso, devemos dar preferência a alimentos orgânicos livres de agrotóxicos, frutas da estação, usar embalagens plásticas livres de bisfenol A (BPA free) ou dar preferência para recipientes de vidro ou aço inoxidável e evitar uso de cosméticos, como maquiagens e esmalte em crianças.

Outro fator importante que pode levar a sinais puberais precoce é o uso de gel de testosterona por familiares próximos à criança. A testosterona aplicada sobre a pele dos pais ou cuidadores ao entrar em contato com a pele da criança também pode ser absorvida levando ao aparecimento de pelos pubianos e axilares, odor axilar, acne e até aumento do tamanho do pênis e clitóris.

Além de outras causas como lesões no sistema nervoso central, causas genéticas e casos idiopáticos, quando a causa é desconhecida.

De que forma a puberdade precoce pode impactar a infância?

A puberdade precoce pode trazer uma série de complicações para a criança, caso não seja reconhecida e tratada a tempo, dentre elas baixa estatura, devido à maturação óssea precoce.
Pode ainda levar a problemas psicológicos como baixa autoestima e ansiedade, pois essa criança está se desenvolvendo de forma diferente dos seus pares; aumento do risco de abuso sexual, início precoce na atividade sexual, gravidez indesejada e risco de câncer de mama associado à menarca precoce (primeira menstruação).

Existem exames para identificar uma possível puberdade precoce antes mesmo de sinais físicos aparecerem?

O diagnóstico da puberdade é clínico, ou seja, é necessário que o paciente apresente algum sinal puberal. Após detectado esse sinal, exames complementares são solicitados para elucidação diagnóstica.

Quando é necessário bloquear hormônios para que a criança não entrem na puberdade?
A puberdade de início precoce e a evolução rápida dos sinais puberais, associadas a indicadores de perda estatural, devem ser prontamente investigadas e tratadas o mais rápido possível.

FIQUE POR DENTRO

• De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue.

• A puberdade precoce central é mais frequente no sexo feminino, em uma proporção de aproximadamente uma menina para cada três meninos.

• Um dos desreguladores endócrinos suspeitos de causar a puberdade precoce é o bisfenol A, presente em diversos plásticos e embalagens. Em 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a presença desta substância nas mamadeiras, pelo risco que representa para as crianças.

• O tratamento para a puberdade precoce depende da causa. No caso da puberdade precoce central, ele consiste em injeções mensais ou trimestrais de um hormônio que faz a puberdade regredir.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: