X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Estudo aponta que beber uma cerveja por dia pode fazer bem para o intestino

Os pesquisadores afirmam que esse hábito pode ajudar as bactérias do intestino, mas a melhor opção seria a cerveja sem álcool


Um estudo da Universidade de Lisboa aponta que o hábito de tomar cerveja diariamente pode fazer bem para a saúde do intestino. Na pesquisa foram analisados 19 homens entre 23 e 58 anos que tomaram uma long neck todos os dias durante o jantar por um mês.

Metade dos participantes tomou cerveja normal, e outros, a versão sem álcool. No final, não houve diferença no peso, colesterol ou percentual de gordura dos voluntários. 

Todos os participantes tiveram um aumento de 7% na variedade de bactérias, o que está relacionado à melhor saúde do intestino e do corpo. De acordo com os pesquisadores, foi testado o efeito de cervejas lager, no entanto, as opções mais fermentadas devem ter um resultado ainda melhor.

A explicação para a melhora do microbiota intestinal é a presença de polifenóis na cerveja - a substância é conhecida por controlar o desenvolvimento de bactérias e está relacionada ao processo de fermentação da bebida.

Como os resultados foram semelhantes nos grupos que consumiram as versões com e sem álcool, os pesquisadores recomendam que seja consumida a versão 0%, já que o abuso de álcool está relacionado ao desenvolvimento de uma série de doenças.

A pesquisa foi publicada na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: