Estudante vende pão e pizza para realizar sonho de ser engenheiro
Escute essa reportagem
A pandemia tem sido um momento oportuno para se reinventar, seja por vontade própria, pelo desemprego ou pelo desejo de não adiar metas. O universitário e empreendedor capixaba Vitor Nunes Alvarenga, de 28 anos, é um exemplo.
Ele perdeu o estágio por conta da crise e resolveu investir na produção de pães e pizzas, para adquirir renda e manter a matrícula do curso de Engenharia Civil. Com o valor arrecadado, ele também pretende iniciar o ensino técnico de Mecânica Industrial.
Vitor era contemplado pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), mas perdeu o benefício ao reprovar em algumas disciplinas, pela dificuldade em alguns conteúdos.
O empreendedor também conta com o auxílio emergencial, que o ajudou desde junho, na compra dos ingredientes. Em três meses de trabalho, ele conseguiu pagar quase metade do semestre.

Vitor começa a rotina de produção de pães às 4 horas. À noite é a vez das entregas das pizzas. “Na madrugada, faço a massa, enrolo, asso e saio para entregar. Às vezes, para não correr o risco de o pão queimar, enquanto estou fora, minha mãe ajuda olhando o forno e meu pai nas entregas”, contou.
O universitário contou que aprendeu a fazer pizza em curso rápido. Já o pão, ele aprendeu em um curso de panificação, oferecido pelo governo do Estado, e em aulas no YouTube.
“Fui fazendo vários testes até chegar à minha própria receita, fui pesquisando com os clientes. Às vezes, reclamavam que estava sem sal ou sem açúcar e, agora, faço tudo no peso. Fui aprimorando até chegar à receita ideal.”
Vitor chega a vender cerca de 100 pães e 50 pizzas por semana. “O meu sonho mesmo é ser piloto de avião. Como o curso é um pouquinho alto, optei pela construção civil, já que sempre ajudei meus pais nas obras. Pretendo, depois que concluir a graduação, encontrar emprego que me dê estabilidade e pagar o curso de piloto”.
O universitário reconhece que é um trabalho cansativo e continua procurando oportunidades. “Essa pandemia veio para me ensinar o quão importante é empreender e superar obstáculos”.
Comentários