X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Estoque de sangue nos hemocentros do ES está baixo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Estoque de sangue nos hemocentros do ES está baixo
|  Foto: Divulgação/Sesa

Por causa da quarentena, as salas de coleta do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes) de Linhares, São Mateus e Colatina estão com poucos doadores. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o estoque de sangue está abaixo do limite aceitável para todos os tipos de sanguíneos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18).

De acordo com o Hemoes, as unidades espalhadas pelo Estado, que já atravessavam momento difícil, viram a situação se agravar com a pandemia do coronavírus e registraram, nos últimos meses, redução ainda maior no número de candidatos a doação.

Segundo informou a diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, há uma preocupação pela velocidade na queda do estoque diário, que pode ter como consequência a falta de hemocomponentes para atender às demandas dessas regiões.

“Não há substituto para o sangue. Precisamos que a população colabore com doações regulares, o que evitaria chegarmos em níveis críticos como estamos agora”, disse.

O atendimento em todas as unidades é por meio de agendamento. A medida tem como objetivo  reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomeração, reduzindo a possibilidade de transmissão do novo coronavírus.

“Limitamos o número de pessoas dentro das unidades e vale reforçar que quem está com sintomas gripais não deve comparecer para doação”, explicou a diretora.

Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde orienta à população que as doações de sangue devem continuar acontecendo neste momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus. Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo. Ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo.

A doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa. Para receber os doadores, os cerca de 32 hemocentros no país, além de aproximadamente 500 serviços de hemoterapia - onde também são feitas coletas e uso do sangue -, estão preparados.

Todas esses serviços estão disponibilizando condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição a aglomerado de pessoas. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados pelos hemocentros.


Como agendar a doação:


- Hemocentro de Linhares
Endereço: Av. João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000, 3264-6019

- Hemocentro de Colatina
Endereço: R. Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2801

- Hemocentro de São Mateus
Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7957

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: