Estoque de sangue nos hemocentros do ES está baixo
Escute essa reportagem

Por causa da quarentena, as salas de coleta do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes) de Linhares, São Mateus e Colatina estão com poucos doadores. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o estoque de sangue está abaixo do limite aceitável para todos os tipos de sanguíneos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18).
De acordo com o Hemoes, as unidades espalhadas pelo Estado, que já atravessavam momento difícil, viram a situação se agravar com a pandemia do coronavírus e registraram, nos últimos meses, redução ainda maior no número de candidatos a doação.
Segundo informou a diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, há uma preocupação pela velocidade na queda do estoque diário, que pode ter como consequência a falta de hemocomponentes para atender às demandas dessas regiões.
“Não há substituto para o sangue. Precisamos que a população colabore com doações regulares, o que evitaria chegarmos em níveis críticos como estamos agora”, disse.
O atendimento em todas as unidades é por meio de agendamento. A medida tem como objetivo reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomeração, reduzindo a possibilidade de transmissão do novo coronavírus.
“Limitamos o número de pessoas dentro das unidades e vale reforçar que quem está com sintomas gripais não deve comparecer para doação”, explicou a diretora.
Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde orienta à população que as doações de sangue devem continuar acontecendo neste momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus. Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo. Ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo.
A doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa. Para receber os doadores, os cerca de 32 hemocentros no país, além de aproximadamente 500 serviços de hemoterapia - onde também são feitas coletas e uso do sangue -, estão preparados.
Todas esses serviços estão disponibilizando condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição a aglomerado de pessoas. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados pelos hemocentros.
Como agendar a doação:
- Hemocentro de Linhares
Endereço: Av. João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000, 3264-6019
- Hemocentro de Colatina
Endereço: R. Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2801
- Hemocentro de São Mateus
Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7957
Comentários