Estado terá a primeira brigada de Bombeiros de pessoas com Síndrome de Down do País
Escute essa reportagem

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo realizou, na tarde desta sexta-feira (10), a aula inaugural do primeiro curso de formação de brigadistas com pessoas com Síndrome de Down do País. O grupo foi intitulado "Brigada 21", que faz referência ao cromossomo onde ocorre a alteração genética causadora da síndrome.
“O objetivo é promover a inclusão, fazer com que essas pessoas entendam a realidade do Corpo de Bombeiros e disseminar a cultura de prevenção. Estamos muito ansiosos para a formação desta brigada”, conta a tenente Andresa Silva, dos Bombeiros.
Durante a aula inaugural, os 13 alunos visitaram pela primeira vez o Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, e a sede do 1º Batalhão, na Enseada do Suá, em Vitória.
A carga horária do curso é de 20 horas. As aulas começam oficialmente no dia 20 de setembro e vão até o dia 25 do mesmo mês. Ao longo da formação, os estudantes vão aprender o que fazer em caso de incêndio e a evacuar um local da maneira correta, por exemplo.
A iniciativa é resultado de uma parceria com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo, a Vitória Down.
A instituição também apoia o Corpo de Bombeiros com cursos sobre a metodologia de ensino para os instrutores do Centro de Ensino e Instrução.
O certificado do curso permitirá aos brigadistas eventuais o primeiro atendimento no combate a um princípio de incêndio.
Comentários