X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Estado tem primeira dupla de skatistas profissionais

A Confederação Brasileira de Skate anunciou os nomes de Aline Soares e Jhonata Santos Viana no último dia (04) de fevereiro


 

Imagem ilustrativa da imagem Estado tem primeira dupla de skatistas profissionais
Aline Soares Dantas, de 39 anos, durante manobra: “São 24 anos sendo profissional de skate e do skate” |  Foto: Leone Iglesias/AT

Para alguns, as rampas de skate do Atlântica Parque, em Jardim Camburi, Vitória, é um simples espaço de lazer. Já para a skatista e professora Aline Soares Dantas, de 39 anos, é o seu escritório e a sua escola.

No  dia 4 de fevereiro, a Confederação Brasileira de Skate (CBSK) anunciou oficialmente o nome dela  como skatista profissional, sendo a primeira capixaba a alcançar esse feito.

Enquanto ensinava as manobras na pista do Atlântica Parque, Aline  contou detalhes de sua trajetória. A professora afirma que foi  o seu irmão Sérgio Paulo, de 45 anos, a pessoa a incentivá-la na atividade que escolheu seguir, em 1998.

“Ao todo, são  24 anos sendo profissional de skate e do skate. Desde o começo  que eu participo de competições e hoje ensino pessoas a praticarem o esporte”, afirmou.

 A skatista se formou em Educação Física no ano passado e também atende crianças portadoras de deficiências como síndrome de Down, autismo e paralisia cerebral utilizando o skate como forma de reabilitação, em uma clínica de Itaparica, em Vila Velha.

“É um esporte que, além de trazer vários estímulos, traz diversão, alegria, desperta o senso de coletividade, de cooperação e de amizade”, salienta.

Aline é adepta do skate de rua, uma modalidade que simula obstáculos encontrados nos ambientes urbanos, como calçadas, escadas e corrimões. Recentemente, a esportista que se destacou na especialidade foi   Rayssa Leal, a “Fadinha”, medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021.

Aline afirma que a modalidade vem crescendo  e que isso a estimula a continuar na atividade.

“O ano de 2007 foi quando eu mais evoluí em manobra, mas hoje estou muito mais disposta a andar de skate. Isso porque naquele ano eu não tinha tantas meninas andando comigo. Hoje eu vejo minhas alunas que  gostam do esporte, pegam rápido as orientações e isso vai me dando mais gás para seguir em frente”.

O reconhecimento da CBSK vem para marcar uma geração e abrir novas portas, segundo ela. 

“Só quem é mais antigo sabe a luta que foi construir pistas nas cidades. Temos de mostrar quem é o Estado no esporte, marcar o nosso território, pois temos meninas e meninos fantásticos no skate”.

Primeiro skatista profissional do Estado na categoria Skate Downhill Speed

 

Imagem ilustrativa da imagem Estado tem primeira dupla de skatistas profissionais
Jhonata Santos Viana, skatista profissional |  Foto: Acervo pessoal

Proibido pelo pai de andar de skate, o empresário e agora skatista profissional Jhonata Santos Viana, de 35 anos, também teve o nome divulgado no último dia (04) de fevereiro pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK). Após 11 anos de competições o tão sonhado reconhecimento chegou, declarou Jhon Heijhow , como é conhecido entre os amigos.

O skatista relembrou as dificuldades que enfrentou até a conquista e a trajetória que o trouxeram até aqui. Segundo Jhon, desde criança sempre gostou de andar de skate, porém era proibido pelo pai, e muitas vezes andava escondido. Segundo o atleta, o título de profissional é a realização de um sonho e foi recebido com muita alegria.

“Meu pai me proíbia de andar de skate. Ele acreditava que não era uma profissão e que eu poderia conseguir viver disso. Mas eu nunca desisti, sempre andava escondido. Ando de skate há 21 anos, e há 11, comecei a competir e me destacar dentro da minha categoria. E hoje ter recebido o reconhecimento que agora sou skatista profissional, só me faz sentir que tudo valeu a pena”, falou.

O mais novo skatista profissional tem uma vida marcada pelo esporte. Além de atleta profissional de skate Downhill speed, Jhon é de Skate, Kitesurf, Surf Patinação, Skimboard e guia de cicloturismo. “Me dedico muito ao que faço, e esse é o segredo. Nunca desista do seu sonho e seja sempre consistente e persistente, que uma hora a conquista vai chegar. Estou muito feliz, pois não se trata apenas de um título e sim a concretização de um sonho”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: