Especialistas dão dicas de ambiente e rotina para estudar em casa
Escute essa reportagem

Estudar em casa não é tão simples quanto parece. Para que o aprendizado seja, de fato, eficiente, é preciso criar estratégias. Reservar um tempo e ter um ambiente adequado são algumas das dicas que os especialistas dão para aqueles que estão em busca de qualificação.
Leia Mais: 50 cursos a distância de até 40 horas para melhorar a renda
Eles destacam a importância de ter rotina para que os estudantes mantenham o foco e consigam sucesso nos cursos feitos em casa.
“É importante reservar tempo para focar totalmente no curso. Em geral, as distrações de casa impactam no processo de aprendizagem, o que pode comprometer o rendimento do aluno. Além do foco, é importante estar num ambiente que favoreça o aprendizado, com conexão adequada de internet, e o mínimo de interrupções possíveis”, pontuou o CEO da Heach, Élcio Paulo Teixeira.
A especialista em gestão de pessoas Roberta Kato frisou que, além do ambiente, é fundamental que o estudante tenha motivação. “A motivação pessoal faz com que o aluno entenda como este curso vai fazer a diferença em sua vida profissional e o que irá trazer de ganho direto”, disse.
Outro ponto destacado pela especialista são as barreiras que podem comprometer o aprendizado.
“Tão importante quanto saber o que te motiva é entender o que está prejudicando o aprendizado e em que momentos está mais focado. Também deve-se saber qual é seu canal de aprendizado preferencial, como vídeos e livros, por exemplo”, afirmou Roberta
Para Gisélia Freitas, especialista em pessoas e carreiras, apesar de haver diversos cursos gratuitos, as pessoas não devem apenas considerar esse requisito quando vão se qualificar. “Um curso não deve ser feito apenas por fazer. Faça um curso que agregue valor. Para isso, é preciso ter planejamento de carreira”, lembrou a especialista.
Um dos obstáculos de estudar em casa, são as redes sociais. Por isso, Gisélia recomenda que o telefone seja silenciado durante o período de estudo. “As redes sociais podem prejudicar bastante o aprendizado. É bom pontuar também que a família deve ser comunicada que, no horário escolhido, o estudante não deve ser interrompido”.
Entre as estratégias para ter um bom aproveitamento, a diretora da Lince Psicologia e Gestão, Fernanda Carvalho, salientou o tempo de descanso. “Descansar também ajuda a produzir mais e melhor, além de prevenir o estresse”.
SAIBA MAIS Dicas para estudar em casa
1 - Tempo para o curso
- Em geral, as distrações de casa impactam no processo de aprendizagem, o que pode comprometer o rendimento do aluno.
2 - Ambiente adequado
- É importante estar num ambiente que favoreça o aprendizado, com conexão adequada de internet e o mínimo de interrupções possíveis. Por isso, crie um espaço para estudos. Isso facilita a construção de rotina e amplia o foco.
3 - Motivação pessoal
- Entenda como o curso vai fazer a diferença em sua vida profissional e o que irá trazer de ganho direto.
4 - Barreiras de aprendizado
- Tão importante quanto saber o que te motiva é entender o que está prejudicando o aprendizado e em que momentos você está mais focado. Também deve-se saber qual é seu canal de aprendizado preferencial, se visual (vídeos e livros), auditivos (podcasts) ou cinestésico (experiências presenciais).
5 - Equilíbrio
- Pequenas pausas podem ocorrer, semelhante a escola e curso. O estudante também deve se alimentar e hidratar corretamente.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários